IBCR, do Banco Central, diz que economia do Ceará caiu 15,9% em abril

O economista Lauro Chaves Nerto admite que o resultado do mês de maio, quando foi decretado o "lockdown, será ainda pior. Ele critica a decisão de parar a atividade econômica.

Prévia do resultado do PIB estadual, o Índice da Atividade Econômica Regional (IBCR-Ceará), do Banco Central, relativo a abril, ontem divulgado, caiu 15,93% em relação ao mesmo mês de 2019 – o da região Nordeste reduziu-se em 9,79%.

Para o economista Lauro Chaves Neto, conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), professor da Uece e PHD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, o IBCR-Ceará do mês de maio, quando o governador Camilo Santana decretou o “lockdown”, deverá trazer resultado ainda pior. 

Lauro Chaves Neto disserta: 

“É necessário o isolamento social e evitar aglomerações para impedir a propagação da Covid-19, porém é falsa a narrativa da necessidade de parar a maior parte da economia para salvar vidas”. 

Ele realinha os cabelos e prossegue: 

“A adoção dos protocolos teria controlado a pandemia sem esse efeito dramático na atividade econômica. Setores como construção civil, calçados, têxtil, confecções, metal mecânico e movelaria poderiam ter mantido sua produção com medidas restritivas”. 

Pondo na voz um ar resignado, Lauro conclui: 

“Agora, é trabalhar de forma articulada com as cadeias produtivas para tentar acelerar a esperada lenta retomada da economia”.

LABORATÓRIO

Com 11 unidades instaladas em diferentes bairros de Fortaleza, a rede de laboratórios Emílio Ribas, referência em serviços de medicina diagnóstica, escolheu a Hostweb, do grupo Secrelnet, para cuidar do armazenamento dos seus dados. 

Antes de fazê-lo,  porém, o Emílio Ribas investiu na atualização tecnológica e migrou seus sistemas e dados para a nuvem da Hostweb e seu Data Center.

ESGOTADOS

Como fechar o rombo trilionário do Orçamento Geral da União (OGU) deste ano? 

Segundo o advogado tributarista Carlos Cintra, uma das opções é esta: 

Aumento da fiscalização e tentativa de acelerar execuções fiscais. 

“Só que, em face do manifesto esgotamento do contribuinte, tais fórmulas, ao nosso ver, não surtirão os efeitos arrecadatórios desejados pelas autoridades. Por isto, recomenda-se prudência aos governantes”, completa ele. 

POLÍTICA

Opinião de um empresário agropecuarista sobre a tendência da política e dos políticos de manterem-se fiel às suas lamentáveis tradições, o que impede o surgimento de gente nova nessa atividade: 

“O Fundo Partidário foi criado com esse objetivo, o de manter o ‘status quo’ e barrar noviças e puras vocações”. 

A propósito: como esta coluna, em sua versão digital, divulgou com exclusividade ontem, o executivo Geraldo Luciano desistiu do sonho de ser político. 

Depois de conversar com gregos e troianos da política, Geraldo Luciano concluiu:

“Não é pra mim”.

PREFEITOS

Erinaldo Dantas, presidente da seção cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), participará do “Seminário Prefeitos Ceará 2020, Especial Covid-19”, que se realizará por vídeo conferência nas próximas terça e quarta-feiras, dias 23 e 24. 

Ele integrará o grupo de debatedores que, sobre o tema, conversarão com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. 

O presidente da OAB cearense detalhará as ações da entidade no enfrentamento da pandemia. 



Assuntos Relacionados