Holanda dará tecnologia ao Centro de Culturas Protegidas do Cariri

A Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet diz que o Centro produzirá não só agricultura sob estufas, mas também aquicultura para dinamizar o cultivo de tilápia e camarão. A ideia é irradiar tecnologia para os produtores cearenses.

Com o apoio das lideranças cearenses do setor, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio de sua Secretaria Executiva do Agronegócio, quer implementar, em curto prazo, em toda a região do Cariri, um projeto inovador: o de culturas protegidas, nobres, de alto valor agregado, que ocupam pouco espaço, consomem pouca água e produzem muito para o consumo interno e para a exportação.
 
O primeiro passo neste sentido será a instalação de um Centro de Cultivo em Ambiente Protegido (sob estufas), para o que a Sedet terá, principalmente, o apoio da Holanda – modelo mundial dessa novidade.
 
Israel e Espanha também aportarão sua expertise ao projeto cearense, que, no cálculo do secretário Maia Júnior, estará instalado e em operação ao longo de 2021.
 
“Nossa intenção é produzir ali não só agricultura, mas também aquicultura (criação de tilápia e camarão) por meio da mais moderna tecnologia, que será transferida para o universo de produtores do Estado”, como detalha o secretário Executivo do Agronegócio da Sedet, engenheiro agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, um especialista em irrigação.
 
O Centro, que se localizará nas instalações e no terreno da estatal Usina de Cana de Açúcar de Barbalha, terá  uma área para a produção de algumas culturas como morango, tomate e pimentão, por exemplo, oferecerá cursos técnicos para os produtores, e contará com um showroom que mostrará produtos (estufas) e serviços (fertirrigação, iluminação controlada, processamento, embalagens) de empresas nacionais e estrangeiras, “tudo isso com o objetivo de gerar riqueza para todos os agricultores e aquicultores do Ceará”. 
 
Sílvio Carlos Ribeiro antecipa: o Centro de Cultivo em Ambiente Protegido terá intercâmbio científico e tecnológico com a universidade holandesa de Wageningen, que já exporta essa tecnologia para o mundo todo.

Ele revela:
 
“O Ceará tem um bom e positivo exemplo da correta aplicação da tecnologia do cultivo protegido: em São Benedito, na Ibiapaba, a Itaueira Agropecuária,da família Prado, produz sob estufas e comercializa para todo o País pimentões coloridos, consumindo pouquíssima água, dispensando agroquímicos e obtendo altíssima produtividade".
 
Sílvio Carlos Ribeiro revela que a carcinicultura cearense, produzindo em ambiente protegido, também dará um salto de qualidade, reduzindo ao mínimo a possibilidade de ataque da temível doença “mancha branca”.
 
A tecnologia segue avançando sobre o setor primário da economia cearense.
 
AGORA, NÃO! 

Novos investimentos na agricultura empresarial do Baixo Jaguaribe, no Leste do Ceará, “só com a garantia de água”, disse à coluna um pecuarista depois de ouvir a opinião de vários colegas agricultores.
 
Ele emendou:

“Enquanto a água do São Francisco não chegar e fizer volume no Castanhão, será um risco investir agora”. 

E concluiu: 

“Já esperamos tanto por essa água; podemos esperar mais um pouco”.

FORÇA

Tem muita força e importância a agropecuária brasileira, que responde por 24% do PIB nacional, por um quinto dos empregos e por 43,2% das exportações.

São números revelados pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti, que acaba de apresentar o Plano Diretor da empresa para o período 2020-2030.

ENERGIA

Chegaram a Macapá, capital do Amapá, quatro geradores de energia, movidos a óleo diesel, enviados pela empresa cearense CSI Locações. 

O Amapá sofre crise no abastecimento de energia elétrica há 17 dias, quando 13 das 16 cidades do estado ficaram no escuro.
 
Os geradores da CSI têm a capacidade de geração de 1 mil KVA, suficientes para abastecer dois hospitais de grande porte.

NOVIDADE

O Banco do Nordeste aderiu à Black Friday!

Sua diretoria decidiu reduzir as taxas de juros nas linhas FNE Giro, MPE Capital de Giro e Giro Simples.

A redução ocorrerá durante a temporada promocional intitulada Semana Black Friday, que começará amanhã, sexta-feira, 20, e prosseguirá até o próximo dia 30.

Os juros do FNE serão reduzidos de 6% a 44%.

A redução beneficiará operações de crédito contratadas no período da promoção e contempla, além do empreendedor individual, empresas de diversos portes, como micro e pequenas, médias e grandes empresas e corporate. 

A promoção levará em conta prazos e avaliação de cada cliente.

FIEC E MEIO AMBIENTE

No dia 1º de janeiro de 2021, passará a vigorar a Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 280, de 29 de junho de 2020, que instituiu o Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR nacional. O MTR funcionará como ferramenta de gestão e documento declaratório de implantação e operacionalização do plano de gerenciamento de resíduos.

A movimentação de resíduos sólidos no Brasil pelos geradores deverá ser registrada no MTR, devendo o gerador, o transportador, o armazenador temporário e o destinador final atestarem, sucessivamente, a efetivação das ações até a destinação final ambientalmente adequada.

O gerador será o responsável exclusivo por emitir o formulário do MTR no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir). 

Como o Ceará não possui sistema próprio de MTR implantado, as informações devem ser preenchidas no Sinir.

O gerente do Núcleo de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Renato Aragão, reconheceu a importância da nova legislação. 

“A mencionada Portaria é mais um passo dado rumo ao fortalecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequada desses resíduos”, afirmou ele, ressaltando: 

“Sem custos para sua utilização, o MTR nasce com o propósito de permitir a desburocratização, a rastreabilidade e o conhecimento do resíduo gerado em todo o território nacional”.



Assuntos Relacionados