Guedes quer acabar com renúncia fiscal. Falta combinar com o Congresso

Reduzir incentivos fiscais, neste momento, será comprar briga com as bancadas das regiões Norte (Zona Franca de Manaus) e Nordeste (Sudene). Tudo já está no radar das eleições presidenciais de 2022.

Por diferentes motivos, boa parte dos quais de caráter político, o Governo da União abriu mão de uma receita tributária anual de R$ 350 bilhões. E já faz muito tempo. 

Agora, diante da gravíssima crise fiscal que ameaça desajustar ainda mais as deficitárias contas públicas e, de quebra, matricular o Tesouro Nacional na cartilha da inadimplência dos mercados do mundo, inviabilizando o financiamento da cinco vezes trilionária dívida brasileira, o ministério da Economia, liderado pelo economista Paulo Guedes, quer rever essa política de incentivos fiscais. 

Esta coluna pode antecipar a última cena deste filme: o mocinho perderá o emprego, se insistir na ideia. 

Guedes tem na mão o ás de ouro que falta para fazer o “Straight Flush” desse intricado poker políico. 

Para usá-lo, porém, terá de combinar com os russos do Congresso Nacional, coordenados pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre. 

Reduzir incentivos fiscais, neste momento, será comprar briga com as bancadas das regiões Norte (Zona Franca de Manaus) e Nordeste (Sudene). 

Além de Maia e Alcolumbre, o Centrão - conjunto de legendas que trocam voto no Legislativo por cargos no Executivo, saiu tonificado das urnas de novembro e será mais uma fonte de dor de cabeça para o presidente Bolsonaro, que precisa, já, já, mostrar engenho e arte na tarefa de dar nó em pingo d’água. 

Pintam-se para a guerra de 2022 o DEM e o PSDB, que querem assumir o papel de inimigo do PT e do PSOL e, também, de Bolsonaro. 

O primeiro tem Luciano Hulck, para o qual a grande mídia e o mercado financeiro voltam suas vistas, e a mídia fará a diferença, prestem atenção.

Os tucanos só têm João Dória, que, sem carisma, tenderá a morrer na praia. 

Democratas e tucanos, que começam a mostrar suas garras a Bolsonaro, estão certos de que, com Hulck ou Dória, chegarão ao segundo turno contra o candidato da esquerda ou contra Bolsonaro. 

A esquerda, por sua vez, terá uma guerra fraticida, e sua presença na guerra eleitoral de 2022 dependerá de quem sair vivo dela – Lula, Boulos, Dino ou Ciro (Dino foi humilhado na eleição de prefeito de São Luís).. 

E Bolsonaro? Bem, hoje, nem partido o presidente tem. 

ITAUEIRA

Festa na cearense Itaueira Agropecuária, cujo CEO, Tom Prado, e seus irmãos e sócios celebram o resultado de mais um ranking do “Anuário Globo Rural”. 

A Itaueira foi incluída, outra vez, pelo segundo ano consecutivo, na segunda posição entre as melhores empresas do setor de FL&V (Frutas, Legumes e Verduras) do país. 

Um detalhe importante chama a atenção na leitura dos resultados relativos à Itaueira, apresentados pela publicação: a alta rentabilidade do seu Patrimônio Líquido sobre a sua Receita Líquida, que alcançou 30,86%. 

A Itaueira produz melão, melancia, uva sem semente, pimentão colorido, sucos, mel de abelha e camarão no Ceará, Piauí e Bahia.

CEARENSE

Um jovem cearense, Rodrigo Nogueira, gerente sênior da Coca-Cola no Brasil, é quem assina, neste ano, o brinde com o qual a multinacional de bebidas homenageia seus grandes clientes no país e, também, na Argentina e Uruguai. 

O melhor do Ceará é mesmo o cearense.

INDÚSTRIA

Luís Carlos Sabadia, que dirige o Museu da Indústria, é o novo presidente da Câmara Setorial da Economia Criativa da Adece. 

A Câmara foi criada há menos de dois anos, como parte de uma das propostas listadas no planejamento das Rotas Estratégicas Setoriais 2025, uma ação conjunta da FIEC, por meio do Observatório da Indústria, e do Sebrae.

CONTRIBUIÇÃO

Flávio Sabóya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), manifestou-se através das redes sociais sobre a Contribuição Sindical Rural, cuja data de pagamento será sexta-feira, 4. 

Para Saboya, a contribuição voluntária é necessária para socorrer as necessidades dos Sindicatos Rurais, a própria Faec e a CNA – Confederação Nacional da Agricultura, que são organismos de defesa dos interesses dos produtores rurais. 

PLATAFORMA

Informa a Prefeitura de Fortaleza: 

Foi criado mais um serviço por meio da plataforma Programa Fortaleza Online: o Alvará de Reforma.
 
Trata-se de uma plataforma por meio da qual os processos para obtenção de alvará para reformas passam a ser, agora, protocolados exclusivamente pelo Fortaleza Online.
 
Antes dela, eram necessários 40 dias para a emissão do alvará. Agora, ele é emitido em até 30 minutos.

A conferir. 

PESADA

Segunda-feira, 7, às 19 horas, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sincope-CE) promoverá a Webinar Sincope, uma reunião online durante a qual será debatida a redução de custos, prazos e risco em obras de infraestrutura. 
Ministrará a palestra Luiz Carlos Adjafre Xavier, engenheiro especialista em gerenciamento de projetos. 

O evento terá o apoio do Crea-CE e será gratuito.

EDP

Moradores de comunidades rurais próximas à Usina Termelétrica Pecém, controlada pela EDP, estão desde setembro sendo capacitados pelo curso de empreendedorismo, para o que receberão o financiamento para o próprio negócio. 

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) acontece em São Gonçalo do Amarante, atendendo jovens entre 18 e 32 anos de idade que concluíram o Ensino Médio e que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas comunidades rurais Parada, Pecém, Siupé, Taíba, Croatá, Violete ou na sede do município.
 
Um dos pontos de destaques a edição deste ano é o percentual de mulheres inscritas. 

Ao todo, são 18 do total de 30 alunos participantes, o que contribui positivamente para o empreendedorismo feminino e o fomento da economia na região. 

Entre as ideias de negócios apresentadas pelos estudantes estão criação de ovinos, loja de moda praia, mercadinho, perfumaria, barbearia, pizzaria e lanchonete.

MEGA-SENA

Está sem dinheiro? Tente jogar hoje na mega- sena.

No sorteio de logo mais às 19 horas, o prêmio chegaráaos R$ 7 milhões.

NATAL NO BNB

Informa o Banco do Nordeste:

A campanha Natal Social do Banco do Nordeste, que prosseguirá até o dia 17 deste mês, está arrecadando alimentos não perecíveis a serem distribuídos a instituições sociais em toda área de atuação do BNB. 

As doações podem ser feitas nas 292 agências da instituição sediadas nos nove estados da Região e no norte de Minas Gerais e do Espirito Santo, bem como na sede do banco, em Fortaleza.

Em cada unidade, os clientes do Banco podem colocar suas doações em caixas dispostas na área de autoatendimento.

 

 



Assuntos Relacionados