Governo do Ceará dobra aposta no algodão da Chapada do Apodi

A produtividade alcançada nos 300 hectares plantados no Apodi em 2020 foi semelhante à das regiões produtoras do Oeste da Bahia e do Nato Grosso, o que atraiu, agora, o interesse da Agrícola Famosa,

Na Chapada do Apodi, na geografia dos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré, o governo do Ceará, por meio da Secretaria Executiva do Agronegócio, que integra a estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, está dobrando sua aposta no projeto de revitalização da cultura do algodão, que também se implementa no sertão central e no Cariri. 

Neste ano, o projeto – ao qual aderiu uma grande empresa industrial do setor têxtil, que bancou os custos da colheita mecanizada – ocupou uma área de 300 hectares.

Em 2021, com a adesão de uma gigante do setor, a Agrícola Famosa, a expectativa é de que, no mínimo, serão plantados 600 hectares da mesma semente de algodão desenvolvida pela Embrapa, cujos técnicos seguem prestando consultoria ao empreendimento. 

Ontem, durante uma reunião por vídeo conferência, o coordenador do projeto, Euvaldo Bringel, explicou que a perspectiva de curto prazo “é muito otimista”. 

Ele disse que o projeto na Chapada do Apodi será, de novo, desenvolvido em agricultura de sequeiro, aproveitando a pluviometria da próxima estação de chuvas, que deverá ser na média ou acima da média histórica. 

As empresas apoiadoras do projeto novamente custearão as despesas da apanha da safra de 2021, que usará colheitadeiras mais modernas do que as utilizados neste ano. 

A produtividade alcançada nos 300 hectares plantados no Apodi em 2020 foi semelhante à das regiões produtoras do Oeste da Bahia e do Nato Grosso, o que atraiu, agora, o interesse da Agrícola Famosa, que também está associado ao empresário Alexandre Sales em um projeto de cultivo de trigo, cujos primeiros resultados foram espetaculares, superando os dos estados produtores do Sul do País. 

Parece que tudo está a indicar que a Chapada do Apodi será a Califórnia cearense. 
 
SENAI-CEARÁ

Festa no IPPO! 

Ontem, segunda-feira, 26, Paulo André Holanda, diretor-regional do Senai-Ceará, e seu assessor Walaci Fialho, emocionaram-se às lágrimas no ato de entrega dos primeiros 1.250 de 4 mil fardamentos confeccionados pelos próprios internos do sistema prisional cearense.  

Eis o fruto dos cursos profissionalizantes de padeiro, serralheiro e costureiro ministrados por professores do Senai, que são assistidos por dois psicólogos, também do Senai. 

Os cursos qualificarão 3.600 internos de oito unidades penitenciárias do Estado. 

É o resultado de parceria, celebrada neste ano, da Fiec com a Secretaria de Administração Presidiária do governo do Ceará, com recursos do Fundo Penitenciário da União. 

É assim que se promove a ressocialização dos presidiários.

PINHEIRO

Amanhã, quarta-feira, 28, a rede Supermercado Pinheiro, o Bom Vizinho, abrirá sua nova loja em Fortaleza, na Avenida Antonio Sales, 3266.

Os irmãos Honório e Bosco Pinheiro, sócios da empresa, informam que a unidade terá algumas inovações, como uma "estação de bem com a vida", que terá oleaginosas e frutas desidratadas, além de Dry Ageed Beff, um processo de conservação de carnes por meio de maturação a seco. 

Em comunicado à vizinhança da nova loja, o Supermercado Pinheiro informa que, alén da loja física, haverá a loja virtual por meio do App Pinheiro ou iFood. 
 
AGROPACTO

Hoje, terça-feira, 27, às 7h30, durante a reunião quinzenal do Paxto de Cooperação pela Agropecuária do Ceará (Agropacto), na sede da Faec, no bairro do Jardim América, o economista Lauro Chaves Neto, professor-doutor da Uece e assessor da presidência da Fiec, falará sobre a perspectiva da Reforma Tributária para a agropecuária.

Tema atualíssimo, cuja solução vem sendo empurrada pela barriga do Congresso Nacional, que está de costas para os interesses nacionais e de frente para os próprios interesses da maioria dos senadores e deputados federais.

EXPOLOG
 

Um evento digital, por videoconferência, é gerador de negócio? 

Esta pergunta foi respondida por Enid Câmara, coordenadora da Expolog, Feira Internacional de Logística, que há 15 anos se realiza em Fortaleza e que, neste 2020, se fará de modo totalmente virtual nos dias 9 e 20 de dezembro: 

“Não só gera negócios, como conhecimento técnico e científico”, disse ela. 

No caso da Expolog, Enid Câmara expôs ontem para empresários da indústria e da agropecuária a sofisticada plataforma através da qual o evento deste ano acontecerá – desde a inscrição dos interessados até a exposição de banners, vídeos e estandes das empresas participantes, além das palestras. 

É o novo normal sentando praça. 



Assuntos Relacionados