Gigante brasileira de MG, Trebeschi produzirá tomates na Ibiapaba

Edson Trebeschi, sócio majoritário e CEO da empresa, confirmou nesta quinta-feira à coluna que produzirá tomates especiais na fazenda em Ubajara que pertenceu à Reijers Jaburu, cujo projeto de floricultura foi inviabilizado pela pandemia da Covid-19.

Maior produtora e distribuidora de tomates de mesa do País, a Trebeschi, com sede em Araguari (MG), chegou ao Ceará - ela adquiriu a fazenda do empresário paulista Geraldo Reijers, que, até 90 dias atrás, produzia flores em Ubajara, na Chapada da Ibiapaba, na divisa com o Piauí.

A pandemia do novo coronavírus, que impôs o isolamento social e paralisou quase todas as atividades econômicas no País – o Ceará no meio - obrigou a Reijers a encerrar as atividades de sua empresa cearense de floricultura – a Reijers Jaburu, transferindo para a Trebeschi todo o seu ativo, incluindo as 15 estufas que serão agora utilizadas para a produção de tomates especiais de mesa.

Edson Trebeschi, socio majoritário e CEO da empresa, confirmou a informação. Nesta sexta-feira – falando diretamente de seu gabinete de trabalho na sede da Trebeschi – ele informou que produzirá também, no solo ibiapabano, outras variedades de tomate – inclusive o “gourmet”.
 
Para tanto, os técnicos da Trebeschi já estudam as melhores opções de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) que podem ser cultivadas na sua fazenda cearense. 

Ele antecipou que, entre os seus planos de curto prazo para o Ceará, está, destacadamente, o de implementar um projeto de integração com os pequenos produtores de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) de Ubajara e de outros municípios da Ibiapaba.

A Ibiapaba – segundo informa Zuza de Oliveira, agrônomo e consultor em agropecuária – tem clima e solo apropriados para o cultivo de FLV: “Está a quatro graus de latitude e a 700 metros de altitude em relação ao nível do mar”. 

“Há poucas regiões com esse clima ideal, principalmente na área do carrasco, onde há menor umidade e menos doenças”, explica Zuza, que se entusiasma com a chegada de Trebeschi. 

“Eles darão um salto de tecnologia na produção de tomates especiais na Ibiapaba”, aposta ele. 

Por sua vez, Roberto Cavalcante, sócio e diretor comercial da Doce Mel, maior distribuidora de frutas do ´Nordeste, com sede na Paraíba, onde também produz e exporta frutas, disse à coluna que a chegada da Trebeschi ao Ceará é, “primeiro, uma bela conquista dos cearenses, pois se trata de um player mundial; segundo, significa o aporte de mais tecnologia ao já tecnificado agronegócio cearense”. 

 



Assuntos Relacionados