Funceme acerta e, de prêmio, ganha drones

Navegando em águas tranquilas, após haver acertado a sua previsão climática para este 2020 de boas e bem distribuídas chuvas, a Funceme - organismo de referência nacional na área meteorológica, presidida por Eduardo Martins - colhe agora bons frutos. Um deles provém de contrato de financiamento celebrado pelo Governo do Ceará com o Banco Mundial, parte de cujos recursos será utilizada na aquisição de quatro drones de última tecnologia. Dois desses equipamentos a Funceme usará em ações ligadas à otimização dos recursos hídricos; os outros dois serão operados pela Secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet). Eles gerarão imagens aéreas para ações de fiscalização de uso da água por estabelecimentos rurais, outorgados ou não pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Hoje, são poucos, pouquíssimos os produtores rurais - pessoas físicas e jurídicas - que pagam pelo uso da água para finalidades agrícolas e pecuárias. A maioria deles desvia essa água, aproveitando-se da ausência da fiscalização. Os quatro drones integrarão os programas que a Secretaria de Recursos Hídricos, a Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet e a Funceme elaboram para serem executados a partir de quando, efetivamente, as águas do Projeto S. Francisco chegarem ao Castanhão. Além de reforçarem a oferta hídrica à população de Fortaleza, essas águas garantirão, também, as atividades econômicas do Baixo Jaguaribe, entre elas a agricultura irrigada.

Vantagens

Das mais tradicionais redes de lojas de material de construção de Fortaleza, a Acal aderiu ao e-commerce. Seu sócio e diretor Cabral Neto informa que, desde o início da pandemia, em março, até ontem, triplicou suas vendas pela internet. A Acal também está fazendo "delivery" e promovendo vendas por "drive thru". É o varejo reinventando-se.

Substituindo

Bruno Funchal, da equipe de Paulo Guedes, substituirá Mansueto Almeida na Secretaria do Tesouro. O mercado gostou.

É do Brasil!!

Boa notícia: a Embraer voltou ontem ao controle brasileiro.

Até ontem, estava confirmada para sábado, 20, a visita do presidente Bolsonaro e do seu ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao município de Jati. Os dois e mais o governador Camilo Santana verão a chegada das águas do Projeto São Francisco à barragem de Jati. E de lá para o Castanhão.

Carente de líderes, o Brasil enfrenta, ao mesmo tempo, uma crise na saúde, na economia, na política e nas relações institucionais. É a chamada tempestade perfeita, no meio da qual os que trabalham e produzem não sabem o que fazer, a não ser enfrentar o medo. Medo de tudo, até da morte pela pandemia do coronavírus.



Assuntos Relacionados