Frente Parlamentar põe a Codevasf no Projeto São Francisco

O deputado General Girão, do RN, e o senador Eduardo Girão, do CE, estiveram hoje com o presidente Bolsonaro com quem trataram do Projeto São Francisco, que poderá receber águas de transposição de rios da Amazônia. Bolsonaro gostou.

Primeira iniciativa da recém-criada Frente Parlamentar Mista (deputados e senadores) pelo Semiárido: implementar a integração do rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional, que abrangem o sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Trata-se do principal objetivo desse Projeto, que, idealizado por D. Pedro, ainda não foi concluído, não obstante haver já consumido 14 anos de serviço e R$ 10 bilhões de investimentos. 

Essa decisão foi comunicada na tarde desta quinta-feira, 8, ao presidente Jair Bolsonaro pelo deputado General Girão, do Rio Grande do Norte, presidente da Frente, e pelo senador Eduardo Girão, do Ceará, seu vice-presiente, em audiência no Palácio do Planalto, acompanhada pela nova ministra da Articulação Política, Flávia Arruda. 

Detalhe: o General Girão, em vídeo distribuído pelas redes sociais logo após a audiência, deixou claro que a integração do S. Francisco com as bacias do semiárido será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o que significa dizer que o Dnocs estará alijado desse empreendimento. 

Ele também anunciou que o São Francisco “deixará de ser um rio dependente das águas da chuva, mas poderá ter águas da bacia amazônica. 

O senador Eduardo Girão, por sua vez, revelou que o presidente Bolsonaro ficou tão entusiasmado com as informações eles lhe passaram, que voltou a dizer que o Nordeste “ tem tudo para ser como Israel, pois tem um povo trabalhador, empreendedor e está em uma localização estratégica.

No final do víeo, o general Girão afirmou: "O semiárido é solução, não é problema, e é isto que a gente quer; o Brasil tem de dar certo".

 



Assuntos Relacionados