Faec lança livro com história do Pacto de Cooperação da Agropecuária

"As ações do Agropacto são âncoras determinantes para a própria gestão da Federação da Agricultura nestes 25 anos", diz o empresário José Ramos Torres de Melo, que por 15 anos presidiu esse fórum de debates.

No próximo dia 16 de dezembro, a Federação da Agricultura do Ceará (Faec) celebrará 55 anos de exitosa atividade. Antes disso, porém, a entidade presidida pelo agrônomo Flávio Sabóya, lançará um livro para comemorar os 25 anos do Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará (Agropacto), um importante fórum de debate das questões do setor primário da economia cearense. 

O livro contém depoimentos de várias personalidades, entre as quais o senador e ex-governador Tasso Jereissati, em cuja primeira gestão surgiu o Agropacto. 

Foi dos debates semanais do Agropacto que nasceram, por exemplo, o Primeiro Plano de Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Ceará e a Semana Internacional de Fruticultura da qual resultou o Frutal. 

O livro sobre o Agropacto contém depoimentos de vários empresários da agropecuária cearense e também de quem o presidiu durante 15 anos, o empresário José Ramos Torres de Melo Filho.

Ele lembra que o Agropacto foi concebido no Pacto de Cooperação do Ceará, idealizado pelo empresário Amarílio Macedo, que recomendou ao fórum cinco âncoras: cooperação, pluralidade, informalidade, virtualidade, catálise e democracia. 

Torres de Melo recorda ainda a criação do Seminário Nordestino de Pecuária - a Pecnordeste, "que passou  a ser uma vitrine para a Faec e para o setor produtivo e que já se realiza há 24 anos" . 

Na sua opinião, "as ações do Agropacto são âncoras determinantes para a própria gestão da Federação da Agricultura nestes 25 anos". 

Por sua vez, Flávio Sabóya, que coordena o Agropacto desde 2011, assinala que o fórum segue debatendo temas importantes  para o agronegócio cearense, como a transposição do Rio São Francisco, a barragem do Castanhão, o Porto do Pecém, a revitalização do Dnocs e da Sudene, as campanhas de vacinação da febre aftosa, a inclusão de novos municípios na região semiárida, a implantação do Seguro-Seca ,mais postos da Conab, a revitalização da cultura do caju e do algodão, a renegociação das dívidas rurais e a implantação de um laboratório de análise do leite em Quixadá. 

"Neste ano, estamos implantando mais dois polos da Faculdade CNA, um em Quixadá e outro em Ubajara, e já temos um em Fortaleza", informou ele. 

O  livro "Agropacto 25 anos, discutindo o agronegócio cearense", tem quatro capítulos e foi organizado com a consultoria do ex-presidente da Faec, Torres de Melo, do engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, João Pratagil, do ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Sisnando Leite, e do atual presidente Flávio Saboya. 

Pesquisas, entrevistas  e coordenação ficaram a cargo da jornalista Silvana Frota, que é assessora de imprensa do Agropacto desde 2000.
 



Assuntos Relacionados