Executivos do agro farão MBA da Unifor

Entusiasmados com a criação do MBA do Agronegócio da Unifor, cujas aulas começarão no próximo dia 17 - daqui a uma semana - empresários cearenses da agropecuária, reunidos ontem, pelo modo virtual, com as professoras Mariana Mota e Adriana Oliveira, coordenadoras do curso, prometeram inscrever seus executivos entre os 30 alunos da turma. "Eu vou me inscrever", anunciou Luiz Girão, um dos três maiores produtores de leite do Estado, que considera a iniciativa da Universidade de Fortaleza "mais um grande passo para o desenvolvimento do setor primário de nossa economia". Ao longo do curso, haverá aulas teóricas, na Unifor, e práticas, que acontecerão nas fazendas de produção e nos escritórios das empresas, abrangendo as diferentes cadeias produtivas do agronegócio, incluindo carcinicultura, fruticultura, floricultura, cotonicultura, triticultura, pecuária bovina, ovina, caprina e equina, agricultura irrigada e de sequeiro e apicultura. Já foi organizada toda a grade curricular do curso - sugerido pelo executivo Fabiano Mapurunga, diretor da Agropaulo, do Grupo Telles - e escalado todo o seu time de professores, alguns especialistas em finanças.

Olho na rocha

Nos últimos cinco anos, os investimentos privados no setor da mineração no Ceará, especificamente do de mármores e granitos, passaram dos R$ 650 milhões. Mas eles serão bem maiores em 2021, porque duas grandes empresas da área - uma cearense, outra capixaba - investirão na implantação de suas plantas industriais na ZPE do Pecém. Essas unidades agregarão valor às rochas ornamentais extraídas do chão cearense que ainda continuam sendo exportadas em estado bruto para a América do Norte, Itália e China, principalmente.

Sindiquímica

Presidente e fundador da Cigel Cosméticos, Paulo Gurgel foi eleito novo presidente do Sindicato da Indústria Química do Ceará, filiado à Fiec. Uma de suas metas é incrementar acordos com o Sebrae, para assistir as pequenas e médias empresas, e com o Senai, para qualificar a sua mão de obra.

Vereador

Um empresário perguntou a outro: "Já sabe em quem votará para vereador?" Resposta: "Não tenho a menor ideia".

Chegou "Histórias de Gente da Gente", livro do jornalista cearense Wilson Ibiapina, que há quase 50 anos reside em Brasília. É um mergulho em mais de meio século de história da política, dos políticos e da imprensa do Ceará. Muito bem escrito, em linguagem humorada, o livro tem uma virtude: abraça toda essa rica diversidade.

Clientes da operadora Claro (ex-Net) com endereço no Meireles, continuam, há duas semanas, enfrentando a constante queda de sinal de banda larga. Executivos financeiros e profissionais outros, que dependem da internet para executar suas tarefas em home office, estão irritados com a falta de solução para o problema.