Evangelho de hoje (Mt 26,14-25)

Disse Jesus: "O meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos".

Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: 'O que me dareis se vos entregar Jesus?' Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?' Jesus respondeu: 'Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'.' Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: 'Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair.' Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: 'Senhor, será que sou eu? Jesus respondeu: 'Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato.  O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!' Então Judas, o traidor, perguntou: 'Mestre, serei eu?' Jesus lhe respondeu: 'Tu o dizes.'  
 
Reflexão – “Jesus quer cear conosco”

Mesmo tendo conhecimento de que iria ser traído por Judas, Jesus falava abertamente dos Seus sentimentos em relação a ele.   Enquanto Judas combinava com os sumos sacerdotes o preço da traição, (30 moedas), os outros discípulos combinavam com Jesus o lugar onde iriam comer a Páscoa! Cada um com o seu objetivo e interesse! Jesus não discriminou ninguém e desejou comer com todos não dispensando a presença de nenhum dos Seus discípulos e, na última Ceia ofereceu Seu Corpo e Seu Sangue na presença de todos eles reunidos. Judas traiu Jesus e se tornou cúmplice dos sumos sacerdotes por apenas trinta moedas de prata. No entanto, certamente, não foi somente pelo dinheiro que Judas aceitou entregar Jesus, mas sim, porque dentro do seu coração o inimigo já havia plantado a semente da traição e da infidelidade e ele se deixou contaminar, passando do pensamento à ação.  Hoje, somos nós os discípulos a quem Jesus oferece um lugar para celebrar com Ele a Páscoa da Ressurreição e Ele sabe também o que se passa dentro do nosso coração. Mesmo conhecendo as nossas incoerências Jesus também não nos discrimina e continua nos convocando: “Vou celebrar a Páscoa na tua casa, junto com meus discípulos”.  Resta-nos saber se realmente desejamos que Jesus venha cear conosco ou se preferimos outros “banquetes” mais interessantes. Diante da proposta de Jesus de cear conosco, de fazer refeição dentro do nosso coração e fazer parte da nossa vida nós podemos aceitar ou recusar. No entanto, estejamos certos de que isto também é trair Jesus porque O trocamos pelas nossas preferências, nossas escolhas e nossos projetos materiais. Sem perceber nós também agimos como Judas colocando a mão no mesmo prato com Jesus, convivendo com Ele – apenas de aparência, - mas pensando somente em nós e nos nossos interesses. – Você já ofereceu a sua casa para que Jesus celebre a Páscoa?  Você é capaz de deixar de lado os seus interesses para cear com Jesus?  – Você também se reconhece traidor e traidora de Jesus?   -  Procure descobrir no que você está sendo infiel a Deus e peça perdão pelas suas traições. – O Senhor compreenderá.

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados