Evangelho de hoje (mateus, 9,18-26)

"Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo.' E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou".

Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: 'Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.' Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: 'Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada.' Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: 'Coragem, filha! A tua fé te salvou.' E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: 'Retirai-vos,  porque a menina não morreu, mas está dormindo.' E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.  

Reflexão - “A tua fé te salva”  

Enquanto caminhava aqui na terra Jesus prosseguia curando e libertando a todos os que O chamavam e a todos os que O tocavam. Era esta a sua missão: fazer com que o homem e a mulher entrassem novamente em comunhão com o Pai. Ele veio nos libertar da doença e da morte a que o pecado nos leva. Porém, a obra de Jesus depende da nossa fé. Aquele chefe que se aproximou de Jesus deu testemunho de sua fé diante do que para todos parecia ser irremediável. Mesmo diante da morte da sua filha aquele homem acreditou que Jesus tinha o poder de ressuscitá-la!  “Minha filha acaba de morrer, mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”, disse ele a Jesus. Aquele “mas” pronunciado por aquele pai fez com que Jesus concedesse à sua filha, uma nova vida!  Nós também muitas vezes pensamos estar mortos para o mundo, para o trabalho, para a vida, no entanto, estamos apenas dormindo e penando na nossa vidinha medíocre. Se tivermos fé Jesus também nos toma pela mão e nos levanta assim como fez com aquela mulher que sofria de hemorragia há doze anos.  Ela não se importou com o tempo que já se havia passado nem tampouco quis fazer alarde nem chamar a atenção de Jesus, mas apenas tocou a barra do manto de Jesus e foi curada! Por isso, Jesus deu o Seu diagnóstico: “a tua fé te salvou!” Diante do que ouvimos e meditamos neste texto nós não precisamos ficar procurando coisas fantasiosas nem extraordinárias para conseguir a cura das nossas enfermidades. Não precisaremos mais ir de um lado para outro buscando “paliativos” para as nossas dores. A fé em Jesus Cristo é que nos salva! Ter fé significa crer, confiar e depender. Os dois personagens do Evangelho de hoje não exigiram de Jesus atenção especial, eles apenas se aproximaram de Jesus cheios de fé e confiança. Que a nossa fé nos mova e nos faça sair de nós mesmos (as) para buscar a Jesus, na certeza de que só Ele é o médico dos homens e das almas e que o motivo maior para termos uma vida nova é simplesmente o nosso desejo de tocá-Lo. - Você tem procurado se aproximar de Jesus? - Você necessita ser curado (a) de alguma doença?  A quem você tem procurado? - Você já tocou em Jesus? - Como você acha que pode tocá-Lo? – Você acha que o Senhor o (a) cura com passe de mágica, ou que depende da sua fé? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados