Evangelho de hoje (Mateus 8,28-34)

"Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas".

Naquele tempo: Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: 'O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?' Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: 'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.' Jesus disse: 'Ide.' Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles. 

Reflexão – “livres do inimigo, livres do pecado” 

O maior desejo do inimigo de Deus é fazer com que os Seus filhos rejeitem o seu Criador, por isso ele os persegue. No entanto, Jesus Cristo veio à terra para  nos salvar e nos libertar do Mau que é o demônio com toda a sua carga prepotente e violenta.  Os espíritos maus ainda hoje nos atormentam fazendo com que sejamos pessoas iradas, rebeldes, idólatras, materialistas, impacientes, murmuradoras, intolerantes, medrosas, arrogantes e, às vezes, tão violentas que podemos ser comparados (as) com verdadeiras “feras”. Jesus, porém,  nos liberta do mal para que possamos voltar para o caminho do bem e retomar a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus. Neste Evangelho Jesus expulsou o demônio de dois homens que saíram dos túmulos e o mandou para a manada de porcos. Nós também, às vezes, até inadvertidamente deixamo-nos apossar pelas obras do maligno, no entanto, temos consciência de que Jesus já o derrotou quando venceu a morte que é a consequência do pecado. O inimigo sabe que já foi vencido por Jesus, mas mesmo assim continua explorando o ser humano. Na história do Evangelho, os próprios endemoniados gritaram reconhecendo Jesus como Filho de Deus replicando: “o que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? Se tivermos consciência de que Jesus já venceu a morte e que já nos deu a vida eterna, não cairemos nas malhas dos inimigos. Algumas vezes a libertação nos trará consequências de perdas, de despojamento por isso, também  não queremos sacrificar os bens que possuímos em troca  da salvação da nossa alma. Preferimos muitas vezes a prisão, a violência e o pecado para podermos ter uma vida mais próspera. Por isso o povo daquela cidade pediu que Jesus se afastasse. – Você é uma pessoa influenciada e atraída para as coisas mundanas? -Você seria capaz de recusar alguma coisa muito importante para se livrar do pecado que o (a) prende? – De que você precisa ser libertado (a)? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados