Evangelho de hoje (Mateus 6,7-15)

"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras".

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens,vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes.  

Reflexão - “Oração para todos os dias da nossa vida”

Muito mais do que nosso Criador, Deus é o nosso Pai, por isso, não precisamos usar de muitas palavras para que Ele nos atenda em nossas necessidades. Assim é que Jesus nos orienta para sermos  objetivos nas nossas súplicas e não queiramos, por força das nossas muitas palavras, que a nossa vontade aconteça.   O Pai Nosso é a oração perfeita e mais completa. Cada parte do Pai Nosso, expressa uma necessidade do nosso ser que em primeiro lugar é o de reconhecer que Deus é Pai e que Seu Nome é Santo, que nascemos para louvá-Lo e  ter compromisso com a Sua vontade. Na oração do Pai Nosso nós imploramos pelas nossas necessidades do dia a dia, mas, principalmente, pedimos o perdão das nossas faltas com a garantia de que também perdoaremos nossos irmãos e irmãs.  Jesus nos convida a pedir o pão para prover as nossas carências a cada dia da nossa vida. O pão que alimenta o nosso corpo, mas também o pão que nutre a nossa alma, o pão da Palavra, o pão da Eucaristia, o pão da Oração que nos fortalecem e nos exercitam a fim de que possamos receber e oferecer o pão do perdão. Perdão de Deus para nós e o nosso perdão aos homens, nossos irmãos, pois somos filhos do mesmo Pai. E, para fechar Jesus nos ensina a pedir pela nossa maior necessidade em todos os dias: não cair em tentação do pecado e nos livrar do mal que é o demônio, inimigo de Deus. Assim fazendo, a nossa oração, tornar-se-á um eco da Oração que Jesus também fez a Deus Pai e nos ensinou para todos os dias da nossa vida.  - Você tem rezado o Pai Nosso todos os dias?  
- Quando você reza o Pai Nosso tem consciência do compromisso que assume diante do Pai? – Você deseja  receber perdão de Deus? – Você perdoa também a quem o (a) ofendeu? – Você tem glorificado o Nome de Deus com os seus pensamentos, palavras e ações? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados