Evangelho de hoje (Mateus 5,17-19)

"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento".

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja,
e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.  

Reflexão – “o essencial não muda”

Quando nos alerta de que “nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei sem que tudo se cumpra”, Jesus  nos ensina a ser coerentes com o projeto de vida que o Pai nos propõe por meio da Sua Palavra. Por isso, Ele confirma tudo o que está escrito quando também nos diz: ”Não penseis que vim abolir a lei e os profetas” “vim para dar-lhe pleno cumprimento”. Precisamos, então, ter consciência de que Deus não muda o Seu Plano, por isso, o que era, é e sempre será. O essencial não muda, logo, não podemos ficar nos confundindo hoje com as falsas ideias de que isto e aquilo são coisas do passado, que o mundo é outro e que os valores mudaram. Se mergulharmos dentro de nós mesmos perceberemos que nada mudou e  que a nossa humanidade precisa, hoje como sempre, dos valores que a Lei do Senhor nos propõe, como amor, justiça, santidade, paz.  Se prestarmos bem atenção iremos perceber que as pessoas que vivem contrárias à lei de Deus e assim ensinam aos outros, têm uma vida infeliz e fazem com que outras pessoas também sofram. Isso se confirma quando presenciamos nos noticiários da TV no mundo inteiro, roubos, traições, assassinatos, falcatruas, separações, crianças abandonadas, famílias destruídas, etc.  O reino do céu começa aqui e agora e, se estamos obedecendo à lei do Senhor conforme o que Jesus nos esclarece, poderemos, desde já, nos considerar “grandes no reino dos céus”. Ser grande no reino dos céus significa sentir-se inserido (a) no clima de justiça e de santidade que o Senhor nos oferece, tendo paz no coração e percebendo a manifestação do Seu amor na nossa vida. Assim fazendo nós servimos de lição para quem nos conhece e acompanha a nossa peregrinação aqui na terra.  – Pelo que tem observado no mundo hoje, você acha que as pessoas vivem o reino dos céus? Qual será o motivo disso? – A sua vida, tem sido coerente com a Palavra de Deus?  – Para você os valores de ontem continuam valendo hoje ou mudaram? – O que terá mudado no coração do homem?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados