Evangelho de hoje (Marcos, 12, 13-17)

Jesus dise: 'Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.'

Evangelho de hoje –  Evangelho – Mc 12, 13-17

Naquele tempo: As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: 'Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?' Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: 'Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja.' Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: 'De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?' Eles responderam: 'É de César.' Jesus disse: 'Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.' E eles ficaram admirados com Jesus. 

Reflexão - “coerência nas atitudes”

As autoridades daquela época, assim como as de hoje, estavam sempre querendo competir com Deus e não sabiam distinguir entre a fé e a razão, entre o sagrado e o social. Arguiam Jesus esperando que Ele caísse na arapuca, no entanto, coerentemente, Jesus os colocava na berlinda fazendo que percebessem a razão de ser de todas as coisas. Hoje, também, as pessoas tentam confundir o que é de Deus e o que é do Estado. Precisamos ter consciência de que, enquanto estamos aqui na terra nós temos que assumir os compromissos próprios da nossa vida e da nossa natureza humana. As nossas obrigações com as leis dos homens são encargos os quais  precisamos honrar.   Não podemos fugir das obrigações sociais e dos nossos deveres diante do mundo. Por isso, Jesus nos ensina: “Dai,  pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!”   Às  vezes, nós, como os fariseus e as autoridades daquele tempo, queremos nos isentar dos encargos próprios da vida aqui na terra, alegando que vivemos para Deus e que por isso, só temos que prestar contas com Ele. Todavia, o fato de vivermos uma vida voltada para as coisas do alto não nos dispensa das nossas responsabilidades sociais aqui de baixo. A coerência das nossas atitudes dentro desta realidade terá influência também no nosso destino final. O Senhor é justo juiz e quer que sejamos homens e mulheres participativos do Seu projeto de salvação e santidade da humanidade. No entanto, devemos fazer a distinção: ao mundo, o que é do mundo e a Deus, o que é de Deus! Não precisamos confundir nem trocar o lado da moeda. Deus deseja a nossa alma, o nosso fervor, o nosso crescimento e, o que possuirmos e amealharmos materialmente terá que se tornar um meio eficaz para que tudo aconteça segundo a Sua vontade e para a edificação do Seu reino aqui na terra. Ele sabe que   temos obrigações e que as precisamos cumprir, pois também são importantes no nosso crescimento espiritual. Quem estiver sonegando imposto pensando que com isso agrada a Deus está muito enganado e é a própria Palavra de Jesus que mostra isto.   Como você tem encarado os encargos sociais que o mundo impõe? – Você é uma pessoa justa neste aspecto? – Você tem assumido os seus compromissos diante dos homens? – Você acha que engana a Deus quando engana os homens? – Você se sente responsável diante das necessidades da humanidade? – O que você tem feito para melhorar a situação das pessoas? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados