Evangelho de hoje (Jo 1,35-42)

‘Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas’ (que quer dizer: Pedra).

Naquele tempo: João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’ Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: ‘O que estais procurando?’ Eles disseram: ‘Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?’ Jesus respondeu: ‘Vinde ver’. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: ‘Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)’. Então André conduziu Simão a Jesus.
Jesus olhou bem para ele e disse: ‘Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas’ (que quer dizer: Pedra). Palavra da Salvação.

Reflexão – “Que estais procurando?”

A missão de João Batista se evidenciou quando vendo Jesus passar apontou-o aos seus discípulos e disse: “Eis o cordeiro de Deus!” João Batista veio ao mundo abrir o caminho para Jesus e não tentou fazer com que os seus seguidores se apegassem a ele próprio, mas mostrou-lhes que Jesus era o único que poderia salvá-los. Os discípulos, então, não duvidaram e não ficaram presos a João Batista, querendo saber onde Jesus morava.  Eles queriam ter com Ele uma experiência pessoal e para isso saíram à Sua procura. Foram por livre e espontânea vontade, porque sabiam o que e a quem buscavam. Jesus os acolheu, mas, primeiramente, perguntou-lhes o que procuravam. Ele não os prendeu nem os forçou, apenas, fez com que tivessem consciência do que desejavam os seus corações. “Que estais procurando? Somente depois da resposta foi que Jesus os chamou: “vinde ver.”   Para que possamos perseguir os nossos objetivos conscientes da verdade para nossa vida, nós também precisamos saber o que buscamos, a quem buscamos e do que desejamos. Quando seguimos a Jesus de coração livre e consciente nós nos entregamos a Ele para mudanças e transformações. Assim como Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, de acordo com a nossa missão a nossa identidade também poderá ser mudada, e transformado o nosso modo de ser e de agir.  Jesus sabe quem nós somos e para que viemos ao mundo.  Só o Espírito Santo pode nos revelar tudo isso, pois conhece qual o propósito do Pai ao nos criar e tem poder para fazer as mudanças e transformações de que precisamos.  – Você está buscando verdadeiramente seguir a Jesus ou às pessoas que lhe falam Dele? – Você já descobriu a quem realmente busca? – Você costuma idolatrar alguém? – Você sabe onde Jesus mora? – Tente descobrir. Pergunte a Ele.  

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados