Evangelho de hoje (Jo 13, 1-5)

Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.   

Reflexão - “Para vivenciar o verdadeiro amor”

Jesus reuniu os Seus discípulos para a Ceia e mostrou-lhes como vivenciar o verdadeiro amor. Tirando o manto da realeza, da autoridade e da dignidade de ser Filho de Deus Ele tomou uma toalha e abaixou-se para servir aos seus amigos. Com o seu gesto, Ele nos mostra que lavar os pés de alguém, é servir, estar à disposição, solidarizar-se fraternalmente com ele. E assim Ele nos dá um caminho seguro para seguir imitando o Mestre.  Mesmo que ainda não compreendamos o gesto de Jesus por causa da nossa limitação humana todos nós precisamos obedecê-lo, pois sabemos que só Ele tem para nós, palavras de vida eterna: “compreendeis o que acabo de fazer?... Se eu, o Senhor e mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”. Diante da incompreensão de Pedro ao querer dissuadi-Lo do Seu propósito de lavar os pés dos discípulos, Jesus replicou com uma afirmação que é muito importante para todos nós, hoje: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo.”  Os pés significam o nosso caminhar, nossas ações, nossas escolhas, nossas preferências. Quando acolhemos com humildade o auxílio de alguém que em Nome de Jesus se oferece para nos ajudar, estamos nos deixando lavar por Jesus. Do contrário, quando não admitimos ser “lavados” e servidos por alguém é sinal de que já nos consideramos perfeitos e, por isso, não necessitamos de ajuda. Somente depois de lavar os pés dos Seus discípulos foi que Jesus vestiu novamente o manto e sentou-se. Isto para nós é muito significativo, pois nos ensina a não nos omitir nem descansar diante das ocasiões de prestar serviço e ajudar às pessoas as quais encontramos no nosso dia a dia. No tempo atual da nossa vida, diante de tantos irmãos necessitados nós estamos tendo muitas oportunidades de vivenciar o verdadeiro amor conformados ao que Jesus nos ensinou. Fazendo assim, estaremos conscientes de que cumprimos com o mandamento de Jesus.  – Você tem aproveitado as ocasiões para “lavar os pés” de alguém? – Você tem se deixado lavar os pés por alguém? – Você aceita a ajuda de alguém a quem não conhece? – Quem poderá estar precisando ser lavado por você, hoje? – Faça uma reflexão!

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados