Evangelho de hoje (Jo 12, 44-50)

Disse Jesus: "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."

Naquele tempo: Jesus exclamou em alta voz: 'Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou.'  

Reflexão - A palavra de Deus nos julgará”

O conhecimento da Palavra de Deus nos abre o entendimento para que possamos trilhar o caminho da salvação. Neste Evangelho Jesus nos fala claramente de coisas inerentes à fé na Sua pessoa e na Palavra de Deus. Assim, Ele nos fala para que não tenhamos dúvidas: - “ Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-Lo; Quem me rejeita e não aceita minha Palavra...já tem o seu juiz: “a palavra que eu falei o julgará no último dia”.  Desta forma Jesus revela com clareza os direcionamentos do plano do Pai para cada um de nós e nos forma  para dar os passos a fim de que este projeto se realize na nossa vida. O primeiro passo é crer em Jesus, o enviado do Pai, e depois, acolher a Sua palavra como Luz para o caminho. Tudo quanto Jesus nos afirma foi-lhe revelado pelo Pai, por isso, só Jesus tem palavras de vida eterna. A Palavra nos afirma que Jesus veio como Luz para nos revelar o conhecimento do Pai e nos tirar das trevas da ignorância nos salvando do pecado e da morte. Se o conhecimento da Palavra de Deus nos abre o caminho da salvação e não a ouvimos nem a praticamos é porque não temos fé e estamos ignorando a Jesus. Por isso, a Palavra nos julgará no último dia. Podemos acolher a Sua Palavra ou simplesmente, rejeitá-la. A opção é nossa, no entanto, nós teremos também que arcar com as consequências da nossa ignorância. - Você crê que Jesus Cristo é a Palavra do Pai para nós?   - Você tem levado a sério o Evangelho? – Ele tem sido bússola para o seu caminhar? -  As suas ações, os seus gestos, os seus pensamentos têm demonstrado isso? – Você ainda tem muitos questionamentos?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

 



Assuntos Relacionados