Evangelho de hoje (Jo 1, 45-51)

"Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". 

Reflexão – “Jesus está vivo e atuando na nossa vida”

Na maioria das vezes nós também somos como Natanael, desconfiados (as) e preconceituosos (as). Não acreditamos quando alguém nos fala das coisas de Deus e só confiamos naquilo que vemos, experimentamos e comprovamos. Jesus hoje também nos chama através das pessoas mais simples e despretensiosas, que nos dizem: “Vem ver”!  Perdemos tempo, às vezes, buscando solução para os nossos problemas junto de pessoas as quais consideramos alguém muito especial e famoso que nos prenunciam coisas que desejamos e, por isso, deixamos para trás o convite de Jesus. Contudo, Jesus tem paciência e faz de tudo para nos atrair para o seu reino de amor. Ele conhece a nossa história e sabe qual é a palavra chave para que nós possamos acolher o Seu apelo. Se entendêssemos que Jesus está vivo e atuando na nossa vida e, por isso,  deseja dar mais sabor e alegria à nossa existência, com certeza, nós não relutaríamos em atender ao Seu chamado. Jesus também nos vê debaixo das “figueiras” (diversas situações)  onde nos encontramos, conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar nos transformar e animar. Quando apenas “ouvimos falar” de Jesus nós desconfiamos e nos esquivamos, no entanto, a partir do momento em que temos  uma experiência pessoal com Ele nós também dizemos como Natanael: “ Tu és o Filho de Deus, tu és rei na minha vida!”  Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar: o céu aberto e os anjos subindo e descendo. - Você ainda é como Natanael foi ou já pode dizer que Jesus é o rei da sua vida? – Você sabe que Jesus conhece tudo sobre si e que o (a) viu desde que estava sob a figueira, isto é, em todas as situações da sua vida?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados