Empresários rebatem Maia: é um consultor

Como flechas atiradas contra o agressor, opiniões de empresários dos diferentes segmentos da indústria e do comércio chegaram a esta coluna com opiniões duras e divergentes das do secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, que, por meio desta coluna, disse ontem que o empresariado cearense precisa compreender o que se passa nestes "tempos de mudança" causados pela pandemia do coronavírus. Maia disse: "A empresa que não investir na inovação, irá à falência". Um dos líderes do setor industrial cearense da metalurgia mandou a esta coluna uma mensagem de áudio, na qual diz: "A palavra mais doce existente hoje no mundo empresarial é inovação, mas só quem fala de inovação neste tempo de pandemia é consultor, que é uma gente quebrada, que nunca conseguiu realizar nada. É fácil inovar da boca pra fora, né? Exemplo de produto inovador, que tirou nota fiscal e gerou renda, são poucos. Aí vem aquele dinheiro fácil, que o governo dá para o pessoal inovar, e aí o pessoal inovador pega esse dinheiro, desenvolve um projeto, embolsa o dinheiro, e produto que é bom, nada! Para o secretário (Maia Júnior) é bom falar, mas venha aqui pra trás do balcão pra ver! É completamente diferente!". Sobre o mesmo tema, o executivo de uma grande indústria química mandou mensagem a esta coluna, dizendo: "O governo do Estado do Ceará fecha as empresas privadas por mais de 70 dias e depois vem dizer que elas devem inovar, sem explicar como deve ser essa inovação. Ora, isso é ridículo". Este é um tema que provoca uma longa discussão, principalmente neste cenário político e ideológico que ameaça levar o País a um impasse de graves consequências.

Telecom

Informa Roberto Nogueira, sócio majoritário da cearense Brisanet, principal operadora de Telecom da região Nordeste: sua empresa já tem 5 mil quilômetros de cabos de fibra ótica esticados no interior do Nordeste brasileiro. Esse número será triplicado nos próximos três anos. Roberto Nogueira surpreende, ao revelar que "o interior dos Estados Unidos não tem a cobertura que o interior do Brasil tem na área da telecomunicação!" Não é pouca coisa.

Em falta

Vários medicamentos que devem ser ministrados aos primeiros sintomas da Covid-19 estão em falta nas farmácias, entre les a hidroxicloroquina, a azitromicina e a ivermectina.

Do empresariado do Ceará: o novo presidente do BNB, Alexandre Borges Cabral - do quadro técnico da instituição - "pode ser do Centrinho, do Centrão ou do Quadradão, ele precisa só seguir a pegada de Romildo Rolim, o ex-presidente, que colocou o BNB na trilha da seriedade, sem o registro de um só caso de irreglaridade".

Não tenho mais idade de Maria vai com as outras - disse o ex-presidente Lula, ao recusar assinar manifesto contra o que está aí. Lula não quis ladear-se a Fernando Henrique Cardoso e a Michel Temer, dois dos milhares de signatários do manifesto. E a outros que, de modo muito oportunista, querem tirar proveito pessoal da crise.



Assuntos Relacionados