Empresário alemão também fabricará buggy elétrico em Paracuru

Dirk Wittenborg tem reunião nesta quarta-feira com o secretário Maia Júnior, ao qual dará detalhes sobre o seu projeto industrial, que incluirá também a instalação de um parque temático

Mais um capítulo – o último – da história sobre a real propriedade da marca Fyber, que batiza o famoso buggy cearense - um jipe fora de estrada, que, desde os anos 80, é fabricado aqui e circula sobre as praias e as dunas do Ceará e do Nordeste, tornando prazeroso o passeio de turistas e nativos que adoram emoções sobre quatro rodas. 

O empresário Hiderlandson Peixoto, dono da tradicional Agência Peixoto, que compra e vende carros nacionais e estrangeiros, disse ontem à coluna que, desde 2004, fabrica o buggy Fyber, pagando royalties ao antigo dono da marca e seu criador, Bill Farias, “com tudo legalizado no Ibama e no Inmetro”. 

Peixoto contou ainda que Bill Farias não registrou a marca Fyberstar “porque já havia registrado a marca-mãe, a Fyber”. 

Mas, ao tomar conhecimento de que o empresário Nil Araújo registrara a marca Fyber, Peixoto recorreu à Justiça e ganhou a questão, mantendo o direito de fabricar e vender o buggy com a logo da Fyber. 

Ele revela também que Nil Araújo não tem atividade industrial, o que é confirmado por Bill Farias.  

Hoje, a empresa de Hiderlandson Peixoto fabrica até sete buggyes por mês com a marca Fyber, “e assim será até que entre em funcionamento a grande fábrica que o empresário alemão Dirk Wittenborg construirá em Paracuru para produzir o Fyber”. 

Esta coluna apurou que o investimento de Wittenborg - com quem o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, se reunirá nesta quarta-feira - será bem maior do que os R$ 15 milhões anunciados por Bill Farias. 

“Será bem mais, muito mais, pois, além da fábrica, o projeto terá um inédito parque temático”, diz Peixoto. 

AVISO À PRAÇA

Ontem, 19, este colunista, incluído na faixa etária de alto risco da pandemia, acessou um site falso da Prefeitura de Fortaleza, e transmitiu informações pessoais como número do CPF, e-mail, nome completo, endereço com CEP, profissão, data do nascimento, número do telefone celular (tudo de que os bandidos gostam) recebendo a informação de que o cadastro “foi completado com sucesso” e avisando que serei informado do dia da vacinação.

Assim, advirto o comércio, a indústria e os amigos para a possibilidade de os meliantes utilizarem meus dados pessoais para a prática de crime, como clonagem de cartões e/ou compras.

PULVERIZAÇÃO

Para o conhecimento dos desembargadores e dos deputados estaduais do Ceará: 

A aviação agrícola brasileira, que pulveriza as maiores e principais culturas agrícolas do país, é a segunda maior do mundo, com uma frota de 2,3 mil aeronaves. 

Ela está presente em 24 estados do país e utiliza a mais avançada tecnologia para a execução de sua tarefa. 

Pois bem, a última novidade que chega dessa área é a seguinte: 

A Perfect Flight, startup brasileira que há cinco anos desenvolveu, com profissionais nacionais, uma tecnologia que promoveu avanços na cadeia de rastreabilidade de agroquímicos, permitindo um monitoramento preciso, rentável e sustentável, validando dados e orientando para uma performance eficaz, alcançou recentemente a maior base de dados digitalizados sobre pulverização da agricultura mundial.

A empresa chegou à marca de históricos 10 milhões de hectares monitorados, com uma média de rastreamento diária de 100 mil hectares. 

Esse trabalho beneficia diferentes culturas – soja, milho, algodão, laranja, florestas, cana-de-açúcar, arroz e hortifrútis, impactando em tomadas de decisões cada vez mais positivas. 

Leonardo Luvezuti, diretor de negócios da AgTech, diz à coluna que dispor do maior banco de dados da pulverização mundial “auxilia a posicionar o país com ainda mais força no cenário agro, inclusive desmistificando a atividade da aviação agrícola”, que completa, neste ano, 74 anos de atividade no Brasil e um século no mundo.  

“Ter a gestão dos dados mostra a preocupação e a evolução da agricultura brasileira, já que impulsiona a capacidade de geração de ‘insights’ na busca por aumento de eficiência, redução de custos e melhoria nos índices de sustentabilidade e de proteção do entorno, do meio ambiente e de áreas de preservação. Cenários que melhoram constantemente com o uso de novas soluções tecnológicas”, conclui Luvezuti. 

GRANITOS

Informa Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará: 

As exportações cearenses de rochas ornamentais, durante o ano de 2020, alcançaram US$ 25,2 milhões, ou seja, 16,1% a mais do que as do ano anterior de 2019. 

“Muito brevemente, esses números crescerão neste 2021 de forma exponencial”, afirma ele, que transmite ainda uma excelente notícia: 10 novos projetos de mineração entrarão em operação no Ceará nos próximos meses.

ESTADOS UNIDOS

Sob ameaça de atos de violência, os Estados Unidos empossam hoje o seu 46º presidente, o democrata Joe Bide, que substituirá Donald Trump, republicano, cujo mandato foi marcado por atos suspeitos e tresloucados - o último dos quais culminou com a invasão do Capitólio.

Que a paz volte a reinar na grande nação do Norte.

AMAZÔNIA

Por causa da estação das chuvas, a Amazônia não registra mais incêndios. 

Mas Manaus e outras cidades do Amazonas têm problemas de falta de oxigênio para vítimas do coronavírus. Nenhum líder político ou ONG da Europa mandou ajuda, nem manifestou solidariedade às vítimas da grave crise sanitária que castiga a capital amazonense. 

Só a morte de árvores e bichos parece interessar aos europeus.

NA FIEC

Prefeitos de Chaval, Sebastião Solero, e de Barroquinha, Jaime Veras, visitaram o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.

A Fiec tem sido requisitada pelos gestores municipais para, entre outras coisas, oferecer cursos de qualificação destinados aos jovens, ministrados pelo Senai-Ceará. 

UNIMED

Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, disse ontem, pelas redes sociais, que, com base nos registros do seu hospital, o número de casos está aumentando e vai aumentar até meados de fevereiro. 

Ele também revelou que há hoje, percentualmente, mais gente jovem internada “do que havia no primeiro momento”. 

Elias Leite também disse que não é possível, ainda, airmar se há circulando em Fortaleza uma nova cepa do Covid-19, e informou que a taxa de mortalidade “diminuiu bastante”. 

E finalizou, revelando que, embora visite diariamente, todos os setores do Hospital da Unimed, ele ainda não se vacinou, “porque a prioridade de vacinação é para o pessoal que passa o dia lá dentro”.



Assuntos Relacionados