Em plena pandemia, Itaueira Agropecuária cresceu 16,4%

" Nossa perspectiva para 2021 é de continuarmos crescendo dois dígitos anuais”, diz Tom Prado, CEO da empresa, que produz frutas, hortaliças e camarão no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.

Produtora de melão, melancia, pimentões coloridos, mel de abelha, uva, sucos de frutas e camarão no Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará, a cearense Itaueira Agropecuária, empresa fundada por Carlos Prado e hoje dirigida pelos seus seis filhos, o quarto dos quais, Tom, é o seu CEO, enfrentou os mais difíceis momentos da pandemia – entre abril e julho do ano passado – “com muita garra e dedicação, mantendo a produção e, mais ainda, a qualidade dos seus produtos”, como ele informa à coluna. 

Na opinião de Tom Prado, “2020 foi um ano diferente, desafiador, mas hoje temos o que celebrar na produção de frutas e hortaliças”. 

Ele faz questão de destacar o esforço de seu conjunto de mais e 1.500 colaboradores, responsáveis pelos bons resultados colhidos: 

“Apesar de todas as dificuldades que surgiram ao longo do pico da pandemia, crescemos 16,4% em relação ao ano anterior de 2019”, revela Prado, que é também coordenador do Comitê Técnico de Fitossanidade da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). 

Ele conclui assim o seu depoimento à coluna: 

“Além do melão Rei e suas variedades, da mini melancia sem sementes com a marca Magali, da uva e do mel também com a marca Rei e dos sucos tropicais integrais, clarificados e concentrados, crescemos também na carcinicultura. Na comercialização de camarão, os desafios foram maiores, uma vez que os bares e restaurantes continuaram fechado em muitos locais e com baixa frequência por causa do distanciamento social. A retomada neste setor tem sido lenta, mas constante. Nossa perspectiva para 2021 é de continuarmos crescendo dois dígitos anuais”.

TURISMO

Boa a ideia de criar um VLT moderno (podem chamar-me de bonde elétrico) ligando a Feira dos Peixes, na Avenida Beira Mar, ao centro da cidade de Fortaleza. 

A instalação do equipamento aliviará as dificuldades atuais do transporte coletivo, percorrerá pelo principal corredor turístico desta capital, absorverá investimento de R$ 214 milhões do Governo do Estado e estará pronto em 15 meses, ou seja, antes de outubro de 2022. 

Eis a primeira grande licitação do ano, para alegria das empresas empreiteiras.

AO TRABALHO

Os organismos do Sistema Fiec, como o Senai, Sesi, IEL, CIN e Observatório da Indústria, retomam suas atividades hoje, segunda-feira, 4.
 
O Senai manteve, entre o Natal e o Ano Novo, as atividades do seu programa de cursos técnicos para milhares de internos do Sistema Presidiário do Ceará, cujos professores são assistidos por profissionais da psicologia.

SUBINDO

Arrancam em alta, no primeiro de pregão, as bolsas do mundo.

Causas: a vacinação contra o Covid-19, o pacote de estímulos à economia anunciado pelo governo dos EUA e o Brexit suave

Resultado: as bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira e o petróleo preço do petróleo sobe.

Mas, até meados deste ano, a expectativa é de que, enquanto os casos de Covid não se reduzirem (nos EUA, 300 mil novos casos foram registrados nos três primeiros dias deste Ano Novo), haverá solavancos ne economia.