Eleição de 2022: vem aí o Arco Metropolitano de Fortaleza

A Secretaria de Infraestrutura do governo do Ceará quer, por meio de concessão, transferir para a iniciativa privada a construção, a operação e a manutenção da autoestrada. Por 30 anos. Boa ideia!

Uma eleição geral, como a marcada para o próximo ano de 2022, exige minucioso planejamento, principalmente do que diz respeito à execução de grandes obras.
 
O governo do Estado, que já anunciara o projeto de implantação de um bonde elétrico que percorrerá o principal corredor turístico de Fortaleza, entre a Feira dos Peixes da Avenida Beira Mar e o centro da cidade,  para estar pronto antes de outubro de 2022, está agora acenando com a possibilidade de um processo de concessão para viabilizar a construção do Arco Metropolitano, que começaria ainda neste ano.
 
Trata-se de uma via expressa de pista dupla e 90 quilômetros de extensão, com vários viadutos, ligando a BR-116, em Pacajus, ao Porto do Pecém, cruzando as principais rodovias federais e estaduais que dão vida à Região Metropolitana de Fortaleza.
 
A repórter Yohana Pinheiro obteve do secretário de Infraestrutura do governo estadual, engenheiro Lício Gomes, a informação de que, entre julho e agosto deste ano, será possível celebrar o contrato com a empresa ou o consórcio de empresas vencedor da licitação que será aberta proximamente e que terá audiência pública.
 
O vencedor construirá, com recursos próprios, o Arco Metropolitano, assumindo, por até 30 anos, a gestão do empreendimento e, em contrapartida, explorando comercialmente as duas margens da rodovia e cobrando pedágio dos seus usuários.

E usuário é o que haverá de sobra nessa autoestrada.
 
O BNDES e o BNB estão prontos para financiar o projeto. 

A concessão é uma das maneiras mais inteligentes e rápidas de construir, operar e manter o Arco Metropolitano, uma obra essencial para a economia do Estado.

SOBRAL

No site da Forteks Engenharia e Serviços Especiais Ltda, vencedora da licitação para a construção da Estação de Passageiros do novo Aeroporto Regional de Sobral, apura-se: 

Ela é uma empresa com boa relação com o governo do Estado, para o qual já construiu – e segue construindo – várias Escolas Profissionalizantes, em diferentes municípios.
 
Fundada no século passado, em 1989, a empresa tem sede na rua Cezídio de Albuquerque, 240, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.
 
A Forteks venceu a concorrência com a proposta de R$ 14,1 milhões, 16% menor do que o preço mínimo fixado pelo governo. A obra deverá estar pronta até o fim deste ano.

BRASIL DIFÍCIL

Produzir no Brasil, em qualquer atividade da indústria, da agricultura ou do serviço é um desafio gigantesco.

Começa com o custo da mão de obra ao qual se acrescentam os direitos trabalhistas, muitos dos quais não existe em economias desenvolvidas.
 
Depois, há o emaranhado de leis tributárias que torna o produto ou o serviço brasileiro o mais caro do mundo.
 
A carga tributária que pesa sobre os ombros de quem produz no Brasil é uma das maiores do planeta.
 
E por que não se reduz essa carga? - é a pergunta natural que surge em qualquer debate sobre o tema.
 
A resposta nua e crua é esta: porque é preciso manter os privilégios das corporações que dominam o serviço público nas esferas federal, estadual e municipal.
 
No Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais, o lobby dessas corporações é poderoso e qualquer tentativa de reformar o modelo tributário vigente esbarra no mesmo muro de interesses que se observa agora, que é o seguinte:

Câmara dos Deputados e Senado Federal passaram todo o ano de 2020 fingindo interesse em debater e aprovar as propostas reformadoras. Nada aconteceu.
 
E, para finalizar, há outro óbice grave que inibe o empresário nacional ou estrangeiro a investir no Brasil: a insegurança jurídica, que pode ser vista pela emissão diária deliminares. 

Uma pena.

REFORMA

No próximo dia 20, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a Faculdade CDL e a CDL Jovem, em parceria com p escritório R. Amara Advogados, iniciarão um ciclo de debates sobre a reforma tributária.
 
Totalmente online, o ciclo será transmitido pelo Canal da Faculdade CDL no Youtube.
 
Na abertura falará, Lina Santin Cooke, uma das redatoras da proposta de reforma que tramita na Câmara dos Deputados.

FERROVIA

Pelo andar da carruagem burocrática, pelo silêncio que se impuseram a empresa empreendedora e o Ministério da Infraestrutura e pelos mais de 10 anos que já consumiu a obra, tem-se a forte impressão de que a construção da Ferrovia Transnordestina – em lenta execução pela Transnordestina Logística – é mesmo só um sonho.
 
Um sonho bem distante da realidade.

METROFOR

E por falar em transporte sobre trilhos: 

O Metrofor deve convidar a imprensa para visitar os serviços de construção de sua Linha Leste, que ligará o centro de Fortaleza ao bairro Edson Queiroz, onde estão a Unifor e o Fórum Clóvis Bevilacqua.
 
A Linha Sul, ainda não totalmente concluída, levou quase 15 anos para ter trens sobre os seus trilhos. 

Calcula-se, pela tradição das obras públicas, que a Linha Leste do Metrofor terá a mesma longevidade.

CAJU

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical, sediada em Fortaleza, divulgará amanhã, 14, às 15 horas, os resultados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) referentes ao caju nos três maiores estados produtores: Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. 

O anúncio será feito através do canal da Embrapa no Youtube, por Regina Dias, supervisora de Estatísticas Agropecuárias do IBGE no Ceará; Elder de Oliveira Costa, supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Rio Grande do Norte; Pedro Andrade, supervisor das Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí; e Marlos Bezerra, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical.

OLHO NOS EUA

Operam na estabilidade as bolsas europeias, com ganhos muito reduzidos na manhã desta quarta-feira, 13.

Os preços do petróleo têm alta e já passaram dos US$ 53 por barril.

Mas os investidores estão de olho no que decidirá hoje o Congresso dos EUA, que pode aprovar a proposta de impeachment do presidente Donald, cujo mandato terminará dentro de uma semana, exatamente.