Difícil reformar com centrão fisiológico

Está claro que a causa número um, dois e três da eterna crise das contas públicas brasileiras é o chamado Custo Brasil, produto da apropriação do Estado pelas corporações que hoje dominam o Executivo, o Legislativo e o Judiciário nos planos federal, estadual e municipal. A sociedade, que com seus impostos sustenta o deletério corporativismo, quer se revoltar contra essa irresponsabilidade, mas, quando algo parece indicar que "agora, vai", como sugere a sensação das últimas 48 horas em Brasília, eis que algo acontece para que, em vez de mudança, tudo se mantenha inalterado. Aconteceu que os partidos do Centrão, liderados pelo deputado Artur Lira, passaram a dominar, desde a última segunda-feira, o Congresso Nacional.

Veja também

Diante da fome fisiológica do Centrão, cujos olhos só enxergam o Tesouro Nacional (em passado recente, em conluio com empreiteiras e com os partidos e os governos de esquerda, o Centrão descobriu e assaltou os cofres da Petrobras, da Eletrobras, dos Correios, da Caixa Econômica, da Transpetro e de outras estatais, tudo descoberto pela Lava Jato, uma operação da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal já estacionada no velório do Supremo Tribunal Federal que a deseja cremada ainda neste semestre), surge outra pergunta: há hoje ou haverá amanhã alguma chance de serem aprovadas as reformas tributária e administrativa, sendo que esta propõe a redução dos vencimentos e das mordomias dos futuros servidores públicos, entre os quais se incluem familiares de parlamentares, governadores, prefeitos, magistrados e procuradores? Resposta: com o Centrão, será praticamente impossível fazer as reformas, a não ser que se opere um milagre ético e moral. Traduzindo: a não ser que seja extinto o velho expediente do toma lá, dá cá.

O deputado Artur Lira & Sua Orquestra têm, nas últimas horas, anunciado a boa intenção de acelerar o ritmo das reformas. Conhecendo, porém, a raiz fisiológica dos músicos dessa orquestra, irrompe a certeza de que as mordomias do serviço público serão ampliadas, mais cargos comissionados serão criados, os vencimentos e os proventos dos servidores ativos e aposentados serão melhorados e, para bancar tudo isso, os impostos serão elevados, podendo ser recriada a CPMF. Artur Lira, na Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco, no Senado Federal, estão desafiados a provar que a opinião desta coluna é totalmente equivocada.

Segurança

Agropecuaristas do Ceará pedem espaço para dizer que o secretário de Segurança Pública, está de fato empenhado em devolver a segurança à Chapada do Apodi, principal polo do agro empresarial do Estado. Eles dão um crédito de confiança ao secretário Sandro Caron e acreditam em sua promessa de que tudo se resolverá.

Maternidade

Acredite! Dados da Secretaria da Saúde do Ceará indicam que, em 2020, nasceram vivos, de mães adolescentes, 16.189 bebês, menos do que os 19.743 registrados em 2019. A taxa de adolescentes que engravidaram foi de 23,6%, em 2020, e de 28,1%, em 2019. A liberalidade nos costumes é uma das causas.



Assuntos Relacionados