Covid: comércio pede atenção ao proibido

Quais são os verdadeiros focos de aglomeração de pessoas que fizeram recrudescer os casos de Covid em várias cidades brasileiras – Fortaleza no meio? De acordo com empresários do comércio varejista, os responsáveis por esta preocupante e crescente retomada são as festas clandestinas e, também, os eventos não autorizados. Nesta Capital e em Caucaia, onde houve a disputa eleitoral em segundo turno, registraram-se dezenas de reuniões, a céu aberto ou em recintos fechados, que juntaram até milhares de pessoas, parte das quais sem máscaras de proteção. Aqui e noutras capitais, o comércio lojista apela para o bom senso das autoridades no sentido de sejam rigorosas com quem promove tais eventos. Essa providência aliviará a tensão que se observa em alguns setores da economia estadual, destacadamente o do comércio. O que os comerciantes temem é que haja, outra vez, o fechamento de atividades econômicas, incluindo as lojas de rua e de shopping. Na mídia do mundo, podem ser encontrados depoimentos que revelam a quase inutilidade do “lockdown”. As lojas e, também, os bares e restaurantes, assim como os supermercados e as farmácias e, ainda, os templos religiosos, têm adotado protocolos sanitários rígidos que são obedecidos por clientes, funcionários e fieis. A indústria da construção civil, por exemplo, desde que retomou sua atividade, não registrou novos casos de Covid entre seus empregados. A economia não aguentará um novo fechamento. Vale salientar, a favor do argumento dos varejistas, que hospitais e profissionais de saúde estão hoje bem mais preparados do que estavam em março, quando a pandemia chegou ao Ceará. Este é o último mês do ano, o que registra o maior e melhor período de vendas do comércio e o que, também, lidera a temporada de recolhimento do ICMS. Não interessará ao governo e muito menos aos comerciantes e à população qualquer providência que resulte em nova interdição da atividade comercial. 

Esmaltec

Está em festa a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, que acaba de receber a Recertificação ISO 2001:2015, emitida pela SGC, que a auditou de 23 a 26 de novembro passado. Há 25 anos, a Esmaltec, indústria líder do mercado nacional de fogões, tem a Certificação ISO 2001, o que revela seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Localizada no Distrito Industrial de Maracanaú, a Esmaltec é uma das maiores e mais modernas fábricas de produtos da chamada linha branca (refrigeradores, bebedouros, fogões, freezers, purificadores, cervejeiras e vitrines para bebidas). 

Cristiano Junqueira <MC>tomou posse da presidência do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Ceará (Sinditêxtil). O ato de posse, que aconteceu na Casa da Indústria, teve a presença do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e também do ex-presidente do Sinditêxtil, Rafael Barroso, louvado pela sua boa gestão.

Este é um mês difícil <MC>para os assalariados, que têm de pagar a última prestação da escola do filho, a taxa integral de sua matrícula para o ano de 2021 e, ainda, a primeira parcela da anuidade correspondente a janeiro. E quando janeiro chegar, virão juntos o novo IPVA e o novo IPTU, algo que, aliás, o novo prefeito poderia reduzir. 



Assuntos Relacionados