Covid-19: despesa será de todo contribuinte

Ministro da Fazenda do governo da presidente Dilma Roussef e ex-presidente do BNDES no governo do presidente Bolsonaro, o engenheiro naval e doutor em economia Joaquim Levy participou ontem de uma videoconferência com empresários cearenses, organizado pelo Lide-Ceará. Levy, assim como seus interlocutores, entre eles os empresários Beto Studart e Lauro Fiúza, afirmou que a aprovação da Reforma Tributária será, como o foi a da Previdência, um parto difícil, complicado, pois terá a ver com o Pacto Federativo. Mas opinou que um novo modelo tributário sem PIS e Cofins "já será um ganho". A videoconferência começou pouco depois das 12h30min. Lá pelas 13h50min, Levy lembrou que já era hora de almoçar. Talvez pressionado pela fome, ele deixou escapar que está "desconfiado" de que a montanha de dinheiro - algo como R$ 900 bilhões - que o governo está usando para combater a pandemia da Covid-19, para socorrer estados e municípios e para garantir um auxílio emergencial aos que não tinham emprego e aos que perderam o emprego que tinham, vai, certamente e de novo, cair nas costas do contribuinte. Acompanhando o debate, Cláudio Targino, que hoje administra os imóveis e as plantações de cana de açúcar de família, mandou mensagem ao moderador, dizendo que tem, também, essa mesma desconfiança. Pela longa tradição brasileira, não surpreenderá se, no bojo da Reforma Tributária, surgir um jaboti com nova versão da CPMF.

Governança

Fabiano Barreira Ponte, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Ceará (Seacec), informa: sua entidade, em parceria com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp), promoverá na próxima 2ª feira, 22, às 17 horas, uma vídeo conferência para debater "Compliance e Governança em Tempos de Covid-19". Augusto Nardes, ministro do TCU, o juiz federal João Carlos Mayer Soares e o conferencista Jaques Reolon, falarão. Os empresários dos dois setores querem entender melhor "este momento sensível de nossa história, causado pela pandemia do novo coronavírus", como diz Fabiano Barreira.

Solidariedade

Fabricante e exportadora de pás eólicas no Pecém, a Aeris doou mais de 10 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a profissionais de saúde de São Gonçalo do Amarante.

Se e quando aprovado for o Novo Marco Regulatório do Saneamento, o Banco do Nordeste poderá financiar projetos de oferta de água e esgoto a juros de 0,8% ao ano. Ao Ano! Graças a um deságio inserido na TLP e a um desconto adicional de 20%, informa Marcos Holanda, economista e ex-presidente do BNB

Do jeito que caminham as coisas, parece haver um movimento para inviabilizar qualquer esforço de por fim à crise sanitária, de reajustar as contas públicas, de reanimar a economia e de acalmar as relações entre os poderes da República. Há uma intenção de viabilizar o quanto pior, melhor. Nesta confusão, não ha empresário que invista