Coronavírus atrasa a exportação de melão do Ceará para a China

"Continuamos na estaca zero", afirmou Luis Roberto Barcelos, sócio da Agrícola Famosa, acrescentando que as companhias de navegação ainda não lhe ofereceram uma logística que atenda aos interesses da empresa e dos demais produtores nordestinos de melão. 

Legenda: Participantes da Fruit Logística, em Berlim, precisaram assinar um termo de que não tiveram contato com Coronavírus para entrar na feira
Foto: Foto: Egídio Serpa

Berlim (Alemaha) - A exportação de melão do Ceará para a China vai atrasar. E a culpa é do coronavírus e de suas graves consequências, uma das quais é a determinação do governo chinês de probir viagens de chineses para o exterior.

Este colunista conversou na noite desta terça-feira, 4, com o empresário Luís Roberto Barcelos, sócio da Agríola Famosa, maior produtora e exportadora de melão do Brasil. 

Por causa da restrição imposta pelo governo de Pequim e também pelas companhias aéreas que suspenderam seus voos ligando a China à Europa, foram canceladas as reuniões que ele teria amanhã, quarta-feira, 5, e depois com importadores daquele País, cujo mercado consumidor foi aberto para o melão brasileiro..

Barcelos acrescentou que Carlo Porro, também sócio e diretor comercial da Agrícola Famosa, receberá representantes dos importadores chineses no Chile, com os quais tratará sobre a exportação do melão cearense e potiguar..

Por causa disso, Luís Roberto Barcelos cancelou sua presença na Fruit Logistica, delegando a Carlo Porro a missão de reunir-se com os enviados dos chineses.

Barcelos adiantou a este colunista que, com relação à logística de transporte para o envio dos melões do Ceará e do Rio Grande do Norte para a China, nada está decidido, ainda..

"Continuamos na estaca zero", afirmou ele, acrescentando que as companhias de navegação ainda não lhe ofereceram uma logística que atenda aos interesses da Agrícola Famosa e dos demais produtores nordestinos de melão. 

Como a vida útil de um melão é de 40 dias e como uma viagem do Porto do Pecém ao mais próximo porto chinês dura 30 dias, "teremos de estabelecer uma logística que permita uma viagem marítima em 30 dias. É neste sentido que estamos a trabalhar junto às compamhias de navegação. Por enquanto, não há novidade, pois nada se resolkveu, ainda, disse Barcelos". 

Ontem, a direção da Fruit Logistica exigiu dos mais de 75 mil inscritos para a feira uma declaração de que não teve, nos pultimos 14 dias, contato com pessoas residentes na província de Hubei, epicentro da epidemia.