Comércio na rua: o caos

No regime econômico de livre mercado, todos – pessoas físicas ou jurídicas – têm autonomia para abrir o negócio que entenderem como o melhor para a sua vida pessoal e a dos que se agregarem a ele, como sócio ou empregado. E podem escolher o local ideal para a instalação do seu empreendimento, desde que devidamente respeitada a atividade de outrem e a da coletividade. Simples, assim. Mas em Fortaleza, mais precisamente no Centro da cidade e, especificamente, no entorno de um dos seus pontos turísticos mais visitados – a gótica Catedral Metropolitana, instalou-se o caos. Pior: com o aparente respaldo da autoridade. 

Na manhã do último sábado, uma fonte desta coluna quis mostrar a um casal sulista o maior e mais importante templo católico do Ceará. Quando o automóvel em que se transportavam, trafegando pela Rua Costa Barros, atravessou a Avenida Dom Manoel, foi parado, inopinadamente, por um gigantesco congestionamento. Até então tranquilos, gozando do seu passeio pela capital cearense, que a poesia identifica como a loira desposada do sol, os visitantes e seu anfitrião, diante da imobilidade do veículo em que estavam e da crescente presença de ambulantes e de centenas de pessoas que, na rua, iam e vinham carregando sacolas cheias de mercadorias, optaram por entrar em um estacionamento, onde largaram o carro nas imediações do Paço Municipal, sede da Prefeitura e do poder constituído. A multidão de gente avolumou-se diante dos seus olhos. Eles tentaram caminhar, mas não sobrava espaço para qualquer avanço para frente ou para os lados, só para trás, para onde não desejavam ir.

Vendo a Catedral a poucos metros, mas sem chance de alcançá-la, o casal decidiu enfrentar a muralha humana, registrando, no seu celular, as cenas ao seu redor. As imagens impressionam, pois repetem mais do mesmo: a invasão do espaço público por comerciantes de todos os portes, que espalham no asfalto da Praça da Sé e das ruas que lhe dão acesso roupas e confecções, inclusive íntimas, para todos os gostos e bolsos. Nenhum agente da lei - policial ou fiscal fazendário – havia ali para dar ordem à desordem ou para defender o interesse tributário do Estado e do Município. Essa balbúrdia, que é, segundo o testemunho de alguns ambulantes, supervisionada “por gente poderosa”, acontece quase todos os dias naquela área da cidade. Virou um evento comercial consuetudinário, e não adiantam os protestos dos lojistas formais – que pagam impostos para vender em seus estabelecimentos – e de suas entidades de classe.

A força dos ambulantes e de seus poderosos organizadores já venceu a vigilância oficial, que agora cuida apenas do normal, e o normal, nesta época de segundo turno eleitoral, é a que se via sábado ao redor da Catedral, do Paço Municipal e do forte da 10ª Região Militar. O que fazer? Depois da eleição do novo prefeito, será conhecida a resposta.

Reabrindo

Do agrônomo José Maria Pimenta, ex-presidente da Ematerce e hoje produtor de leite em Quixeramobim, a respeito do movimento de pecuaristas nordestinos, que pedem um cartão de crédito rotativo para o setor: “Para o produtor rural, banco é como isqueiro. Na hora da ventania, ele não acende. Com esse cartão de crédito, será muito possível abrandar a ventania. O crédito rural tem de chegar na hora certa”. 

FIEC FRIDAY

Também aderiu à Black Friday o Sistema Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). A partir desta segunda-feira, 23, e até o próximo dia 29, os organismos do Sistema Fiec oferecem descontos especiais. 

Vamos por partes: o IEL Ceará está com descontos para todos os seus cursos (presenciais, EaD ao vivo ou gravado e MBA’s) e palestras. Os descontos são válidos para cursos que acontecem entre este novembro e fevereiro de 2021. Os descontos variam de 10% para MBA’s a 50% para cursos EaD gravados. Já os cursos presenciais têm 20% de desconto. 

O Sesi-Ceará também preparou descontos aos que querem cuidar da saúde. Os descontos variam de 30 a 50% e são destinados a diversas modalidades esportivas, como futebol, hidroginástica, fitness, natação e treinamento funcional online. 

E o Senai-Ceará não ficou de fora e também oferece descontos que variam de 30% a 50% para seus cursos, entre eles os de padeiro, desenhista de moda, técnico em telecomunicações, assistente de recursos humanos, eletricista de automóveis, e informática básica. É válido tudo para atiçar os negócios.

Sobe

Amanhã, a partir das 7h30, o Agropacto promete apresentar os resultados do Projeto Forrageiras para o Semiárido do Ceará. Fruto de parceria da CNA, Instituto CNA e Embrapa, o projeto foi implementado em todos os estados nos quais se instalou uma Unidade de Referência Tecnológica. A do Ceará foi instalada em Ibaretama. 

Desce

Vai ficar mais restrito o funcionamento de teatros, restaurantes e ginásios esportivos, principalmente nos bairros da capital. Foi decisão do governo de Portugal, onde crescem os casos da Covid-19. Podem ser suspensos os jogos de futebol. No Brasil, a CBF não quer nem ouvir falar sobre essa possibilidade.