Cearense inova e cria máscara de plástico

Tendo inventado as formas de plástico rígido para o uso do concreto protendido e projetado e construído com o mesmo material um hotel que opera até hoje na Serra de Guaramiranga, Joaquim Caracas, um engenheiro e empresário cearense ao qual se poderia entregar, a cada 365 dias, o prêmio de inovador do ano, inovou outra vez. No dia 7 de abril, em plena pandemia virótica, sua empresa - a Impacto Protensão - foi desafiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funcap) e pela Secretaria de Saúde do Estado a produzir uma máscara de proteção contra a Covid-19 para ser usada por profissionais da saúde e, principalmente, pelos engenheiros e operários da construção civil. Um mês depois, Joaquim Caracas apresentou o novo produto, que logo ganhou a patente de número BR 20-2020-011488-9. É uma máscara rígida, reutilizável, feita de plástico transparente e reciclável, atóxico, com refis de filtro em tecido lavável ou TNT (tecido não tecido). Praticamente todas as empresas construtoras de Fortaleza já a utilizam hoje. Além da tecnologia 100% cearense, há outra novidade incorporada pela máscara criada por Joaquim Caracas: ela tem diferentes cores. Na construção civil, nestes tempos de coronavírus, é como se tivesse caído a sopa no mel: às 7 horas da manhã, o operário entra no serviço usando a máscara verde; às 10 horas, ela é trocada pela amarela; às 13, pela verde; às 16 horas, pela azul. Usada também por funcionários de supermercados e farmácias, ela é de fácil higienização: basta lavá-la com sabão ou passar álcool a 70% ou gel. A unidade fabril da Impacto Protensão, instalada no Distrito Industrial de Maracanaú e operada por apenas três pessoas, produz 7.200 máscaras por dia, usando uma impressora 3D de última tecnologia. A propósito: das 42 patentes industriais que o Ceará tem registradas no Brasil, 9 são da empresa de Joaquim Caracas, que acaba de registrar a sua primeira patente nos EUA.

Uma bomba

Opera com apenas uma motobomba a terceira Estação Elevatória do Canal Norte do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. É o canal que trouxe a água para o Ceará. A bomba tem excelente vazão - 12 m³/s. E se ela quebrar? O Ministério promete: a segunda bomba já está vindo aí.

PIB cearense

Sai hoje o PIB do 1º trimestre do Ceará. Agropecuária lidera.

Ex-presidente da Fiec, o empresário Beto Studart entusiasmou-se com a notícia ontem aqui divulgada sobre o início da plantação de trigo em Limoeiro do Norte. Ele concorda que o Apodi tem solo, clima e água que estimulam o investimento no agronegócio. Quando a pandemia passar, Studart irá pessoalmente àquela região.

Entregadores de apps - os aplicativos - deflagram hoje uma greve nacional por melhores condições de trabalho. Esses profissionais - usando motocicletas ou bicicletas - arriscam a vida no trânsito para levar comida a quem a encomendou. Mas se queixam de que quem os emprega lhes paga muito mal e ainda lhes nega alimento.