Ceará vai produzir mirtilo

Terra com boas manchas de solo para a fruticultura e de gente trabalhadora, abençoada e sempre disposta ao trabalho, o Ceará está descobrindo - graças à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedet) - os segredos do Mirtilo, uma frutinha de cor azul, que, além de ótima como alimento, é melhor ainda como redutor dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue. E ainda previne inflamações, pois é um potente antioxidante. O agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo de Agronegócio da Sedet, que está à frente do projeto de tornar o Ceará um grande produtor de Mirtilo, promoveu há quatro dias vídeo conferência que reuniu a comunidade empresarial da agricultura estadual, para a qual falou o professor doutor Osvaldo Yamanishi, da Universidade de Brasília (UNB), um especialista nessa cultura.

Yamanishi surpreendeu, ao revelar que o Ceará tem grande potencial de produção do Mirtilo em suas regiões de serra, como a da Ibiapaba e a de Baturité, por exemplo. Ele revelou mais: o ciclo de produção dessa saborosa fruta azul, que demanda pouca água, é fácil e rápido - sua primeira colheita realiza-se em apenas um ano. Para o pequeno produtor cearense - Yamanishi disse - será a sopa no mel, uma vez que o lucro é garantido. Para os que duvidam, Sílvio Carlos Ribeiro expõe alguns números: nos EUA, onde há 50 mil hectares de Mirtilo cultivados, colhem-se anualmente 500 mil toneladas/ano, todas consumidos pelo mercado interno norte-americano. Há 10 anos, o Peru, nosso vizinho do Oeste, nem conhecia o Mirtilo. Agora, os peruanos produzem e exportam 150 mil toneladas/ano, equivalentes a US$ 900 milhões, mais do que as exportações de todas as frutas frescas brasileiras.

Acompanhando com atenção a vídeo conferência do professor Yamanishi, os empresários Edson Brok, sócio e diretor da Tropical Nordeste, que produz e exporta banana nanica na Chapada do Apodi e tomate na Ibiapaba, e Luís Roberto Barcelos, sócio e diretor da Itaueira, que produz e exporta melão no CE, RN, PE e PI, manifestaram interesse por esse negócio, que, de acordo com o executivo Sílvio Carlos Ribeiro, pode mudar, já, a paisagem serrana e a balança comercial do Ceará.

Reabrindo

Aos poucos, a economia do Ceará retoma a atividade. Sua indústria já está quase toda a produzir e a faturar. O comercio, por ser atividade geradora de aglomerações multitudinárias, funciona com restrições. A partir de hoje, os restaurantes reabrem, mas só de 9 às 16 horas, ou seja, restritos ao horário do almoço. Os bares seguem fechados. E o turismo - o setor mais duramente atingido pelas consequências da pandemia e do isolamento social - continuará, por mais tempo ainda, a respirar por aparelhos. As empresas de transporte aéreo, sem passageiros, mantêm no chão quase toda sua frota de aviões. E tudo repercute na rede hoteleira, sem hóspedes desde o dia 20 de março. Mas esta coluna pode informar: em agosto, o cinco estrelas Gran Marquise, fechado desde abril, reabrirá. É o que promete José Carlos Pontes, presidente financeiro do Grupo Marquise, dono do hotel.

PERSPECTIVA

Criada nos EUA para apoiar a fruticultura norte-americana, a Produce Marketing Association (PMA) expandiu-se e há mais de 10 anos está no Brasil fazendo o mesmo trabalho junto aos fruticultores brasileiros. Terça-feira, a PMA Brasil promoverá vídeo conferência para tratar da visão de futuro e perspectivas de mercado para os produtores do Nordeste. Participarão Caito Prado (Itaueira), Roberto Júnior (Doce Mel), Luís Roberto Barclos (Agrícola Famosa), Fábio Régis (Sítio Bananeiras, com fazenda de produção em Brejo Santo) e Margarete Boteon (Cepea). A inscrição pode ser feita via https://bit.Ly/2Y7FjaB

Um sonho

Durante vídeo conferência da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com produtores rurais do Ceará e do Piauí, o cearense Manoel Belarmino renovou-lhe um pedido antigo: a instalação, em Fortaleza, de um Laboratório de Análise do Leite produzido aqui. Cristina alegrou-se com a informação de que o Laboratório do Centec, em Fortaleza, com pequenas adaptações físicas e aquisição de modernos equipamentos, poderá abreviar a realização desse sonho dos pecuaristas cearenses, que por mais tempo seguirá sendo sonhado.

Em 300 hectares de sua fazenda na zona rural de Jaguaribe, Cristiano Maia, multi empresário que atua na construção civil e pesada, na indústria de ração e na agropecuária, plantou milho, cuja afra será colhida em agosto. "Deixa secar um pouco para fazer a colheita, que será consumida pelo nosso próprio rebanho", diz.

Ao demitir abraham Weintraub do Ministério da Educação, Bolsonaro foi feliz. Mas, ao indica-lo para diretor do Banco Mundial, foi infeliz. Weintraub não tem algumas virtudes exigidas dos seus diretores pelo alto comando do banco, como, por exemplo, a discrição e o silêncio. Há uma campanha contra a sua indicação.



Assuntos Relacionados