Ceará: Sem chuva e sem água do S. Francisco, 2021 será ruim

Pelo que até agora aconteceu – com o registro de paupérrima e franciscana pluviometria neste janeiro -- o vaticínio da Funceme, de que há 50% de chance de chuva abaixo da média, parece que será ratificado.

Ontem, durante uma hora e meia, o presidente da Funceme, engenheiro Eduardo Sávio Martins, conversou, virtualmente, com empresários da indústria e da agropecuária, aos quais repetiu a previsão de que, neste ano, há 50% de chance de o Ceará ter uma estação de chuvas abaixo da média histórica.

Ouvido atentamente pelo auditório virtual, Martins disse que ele e os demais técnicos e meteorologistas da Funceme continuam monitorando as condições do Atlântico e do Pacífico, que seguem em condição neutra, sustentando o prognóstico que também aponta para a possibilidade de 40% de chance de chuvas na média histórica e só 10% acima da média. 

Pelo que até ontem aconteceu – com o registro de paupérrima e franciscana pluviometria neste janeiro -- o vaticínio da Funceme parece que será ratificado. 

Os empresários que ouviram Sávio Martins não esconderam sua tristeza em relação à chuva nem sua ansiedade quanto ao futuro próximo do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, cujas estão passando, e apenas passando, pelo Ceará em direção à Paraíba, sem cumprir sua finalidade aqui: abastecer o açude Castanhão e garantir a oferta hídrica a Fortaleza e à sua Região Metropolitana. 

Sem essa água, e se o que prevê a Funceme se confirmar, a capital do Ceará poderá ter, no segundo semestre, um indesejável encontro com o caos. 
O Ministério do Desenvolvimento Regional, comandadopelo potiguar Rogério Marinho, tem poder de decisão política para evitar essa possibilidade catótica.

HORTALIÇAS

Com sede em Lagoa Redonda, barro do Leste de Fortaleza, a empresa Campo Ouro Verde, do pequeno empresário Alderlan Sampaio, tem campos de produção em Tiangua, onde, em 30 hectares, cultiva 26 tipos de hortaliças que são comercializadas na Ibiapaba e nos supermercados da capital cearense.
Ela tem, ainda, parceria com horticultores de Aratuba, no Maciço de Baturité, cuja produção adquire e vende. 

Alderlan informa que ainda tem reserva própria de terrenos para ampliar sua produção, quando isto se fizer necessário. 

CONTRADIÇÃO

Condomínios de praia estão proibidos, por decreto governamental, de usar suas áreas de lazer para evitar aglomerações. 

É uma boa prevenção legal contra a propagação da Covid-19. 

Mas os ônibus e os trens do metrô podem circular lotados.

Parece contraditório, e é. 

VACINAÇÃO

Congestionou o site da PMF que abriu inscrições para a vacinação de idosos acima de 75 anos de idade. 

Esta coluna sugere: qual tal a PMF cadastrar os condomínios residenciais, onde mora grande quantidade de idosos, para imunizá-los? 

Na Aldeota, começou um movimento nesse sentido.

EM BAIXA

Bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira.

As da Europa seguem a tendência, assim como as de Nova Iorque.

O mótivo é o atraso na aprovação do pacote de US$ 1,9 trilhão, proposto pelo presidente Joe Biden ao Congresso norte-americano, para estimular a economia dos EUA.



Assuntos Relacionados