Camilo dá isenção para agro importar

Decreto de número 33.620, assinado no último dia 10 pelo governador Camilo Santana e publicado no mesmo dia pelo Diário Oficial do Estado - e sugerido por sua secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba - devolveu ao setor da agropecuária cearense a isenção do ICMS sobre os insumos agrícolas importados para a produção de fertilizantes para o solo, ração animal, fungicidas e inseticidas. O mesmo decreto estabeleceu, porém, que essa isenção valerá só até o dia 31 de dezembro de 2021. "Foi uma decisão muito importante para o setor primário da economia do Ceará, que continuará crescendo e gerando mais empregos no interior do Estado", como explicou o empresário Luiz Roberto Barcelos, presidente da Abrafrutas e negociador junto à Sefaz. Ele quer deixar para o momento oportuno - daqui a um ano e meio - a nova discussão sobre a questão. Barcelos destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, como "a ponte perfeita para a solução do problema", que chegou a intranquilizar agricultores, pecuaristas e, também, industriais que produzem, aqui, insumos para o agronegócio cearense. "O governador Camilo Santana, que é agrônomo, foi sensível à nossa reivindicação e a secretária Fernanda Pacobahyba, também", acrescentou Luiz Roberto Barcelos. A fruticultura e a pecuária cearenses utilizam intensivamente esses insumos para a correção e a vitalidade dos solos e para outras finalidades. Eles são importados porque os similares nacionais custam caro e não atendem à crescente demanda do agronegócio brasileiro. Como a agropecuária do Ceará é hoje uma atividade que incorpora a melhor tecnologia disponível no mundo, o governador Camilo Santana - que a conhece muito bem - decidiu manter a isenção tributária para os insumos importados, até o Natal de 2021.

Reabrindo

Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), informa: o comércio varejista - enquanto durarem a pandemia e o isolamento social - abrirá aos sábados das 8 às 14 horas.

Fiocruz

Odorico Monteiro, pesquisador da Fiocruz, anuncia: no fim deste mês, ela começará a produzir, em seu laboratório no Centro Industrial de Saúde do Eusébio, testes para Covid-19 - 10 mil testes PCR e 20 mil sorológicos. Com ajuda do Itaú.

Você sabia? o Brasil é o 5º maior produtor mundial de algodão. Em 2019, foi o 2º maior exportador de pluma. A safra anual chegou a 2,7 milhões de toneladas, das quais 1,7 milhão foram para a exportação. É a 4ª cultura do agronegócio brasileiro, atrás da soja, da cana de açúcar e do milho. Responde por 10% do VBP da agricultura.

Empresários que residem em diferentes áreas da Aldeota preocupam-se com a guerra entre as facções do narcotráfico. O Comando Vermelho soltou fogos de artifícios no início da semana para celebrar a reconquista de bairros que perdera para uma quadrilha rival. Entre estes, está a ainda pacata Aldeota.



Assuntos Relacionados