Evangelho de hoje (Mc 2,13-17)

Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”

Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

Reflexão - “O chamado de Jesus é universal” 

Jesus viu Levi (Mateus) no seu posto na coletoria de impostos e o chamou apesar de saber que aquele homem era um aliado dos romanos e opressor do povo judeu e, por isso, era odiado por todos. Jesus tinha consciência da Sua missão, e, no seu dia a dia,  não deixava passar nenhuma oportunidade de atrair todos aqueles que o Pai o havia entregado. Ele viera chamar os pecadores e não descansava enquanto não cumprisse com aquela incumbência. Só quem reconhece ser pecador pode sentir a força salvadora de Jesus, por isso, Levi atendeu imediatamente à sua convocação e seguiu Jesus sem hesitação. Ainda hoje Jesus Cristo quebra os esquemas sociais que dividem as pessoas e as chama a participar do Seu Banquete, sejam elas pobres, ricas, de qualquer língua, religião, raça, etc. O chamado de Jesus é universal Ele veio para chamar os pecadores a serem justos e apesar de sermos pecadores, todos nós somos convocados à transformação da sociedade assumindo a nossa parte e vivendo de acordo com os ensinamentos que Ele nos deixou.   Não podemos mais ficar parados (as) no posto da coletoria, fazendo as mesmas coisas, seguindo as ordens do mundo que explora e perverte, pois Jesus olha firmemente para nós e diz: “Segue-me”.  E sabe aonde ele pretende nos levar? Para a nossa casa! Assim como foi à casa de Mateus e comeu com os pecadores, seus amigos, Ele também se dispõe a entrar na nossa casa e quer salvar a nossa família, mesmo aqueles (as) a quem nós mesmos consideramos “perdidos”. Ele hoje quer entrar na nossa casa pelo nosso testemunho de vida, dos nossos gestos concretos de amor quando  assumimos a Sua Palavra, vivenciando o perdão, a misericórdia, a compreensão, a concórdia, a paz e a união.  – Você já conseguiu levantar-se do seu “posto” para seguir Jesus? – Ele já entrou na sua casa? – Você já O apresentou àquelas pessoas mais difíceis que convivem com você? – Você se considera pecador (a) ou justo (a)?

Helena Colares Serpa - Comunidade Católica Missionária Um Novo Caminho