Evangelho de hoje (Mateus 34-11,1

"Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada."

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.' Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. 

Reflexão – “a paz pela espada”

O seguimento a Cristo nos condiciona a tê-Lo em primeiro lugar na nossa vida!  Antes de tudo precisamos viver coerentemente o Evangelho e os ensinamentos de Deus. Por isso, não podemos seguir o ensinamento de pessoas que contradizem a Palavra de Deus, mesmo que estas sejam muito queridas por nós e façam parte da nossa família de sangue. Jesus não veio separar-nos fisicamente dos nossos entes queridos, mas sim distinguir as nossas ações da mentalidade e das práticas que o mundo usa.   Ele veio nos entregar a espada do Espírito Santo, a espada da paz, para que possamos lutar contra toda heresia e contra testemunho. Ele é bem claro e explícito quando afirma que não é digno dele todo aquele que ama seu pai e sua mãe mais do que a Ele. Amar aqui significa ouvir, seguir, dar atenção, privilegiar, enfim, ter mais consideração e obedecer. Tomar a cruz é assumir a vida dentro dos conceitos evangélicos imitando a Jesus que morreu na Cruz para nos salvar. Assumimos a cruz quando nos apossamos da salvação de Jesus e não queremos promover a nossa própria salvação.  Portanto, quem seguir a Jesus não ficará sem recompensa. Quem acolher aquele que vem em Seu Nome  será acolhido também pelo Pai. Jesus veio trazer a paz que é gerada na justiça e justa é a vontade de Deus para nós. Deste modo nós devemos abraçar a vontade de Deus que é soberana e não a vontade dos homens que é falível -   A quem você costuma seguir: ao que Deus lhe recomenda ou o que as pessoas  queridas sugerem? – Você seria capaz de fazer uma opção radical por Deus, mesmo que fique contra toda a sua família?  -  Você já tentou atrair a sua família para Deus, da mesma forma que as outras pessoas tentam atraí-la para o mundo?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO