Evangelho de hoje ( Jo 17, 20-26)

"Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles'.

Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu e disse: "Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra, para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles'.

Reflexão – “unidade perfeita”
 
A Unidade é o grande Projeto do Pai para nós. Jesus pede ao Pai que o mundo O reconheça!   O mundo só irá reconhecer que Jesus é O enviado do Pai quando nós, cristãos, aprendermos a viver a unidade, compartilhando o Amor do Pai que Jesus veio trazer para nós por meio do Espírito Santo. A melhor maneira de dar testemunho de que realmente cremos em Jesus Cristo e que Ele é o nosso Senhor é viver a unidade nos nossos relacionamentos. A unidade é expressão da verdade, portanto é prova de humildade. A unidade com Cristo é a mais importante, pois dela parte todo o entendimento e compreensão que nós precisamos viver nas nossas relações, conosco e com o irmão.  Por isso é que no Evangelho Jesus roga pela unidade dos cristãos desde os apóstolos até nós que acreditamos na Sua Palavra. A Unidade entre os Seus filhos é desejo do coração do Pai.   Na maioria das vezes nós pedimos ao Senhor, saúde, riqueza, prosperidade, sucesso profissional, mas de fato, todos nós deveríamos implorar pela unidade nos nossas relações interpessoais, tanto na família, como na comunidade e no mundo. Podemos ser diferentes uns dos outros, podemos ter ideias e opiniões diversas, entretanto, precisamos ser iguais na mentalidade do amor. A perfeita unidade dá-se entre o Pai e o Filho porque ela é gerada no Amor que é o Espírito Santo, formando assim, a Santíssima Trindade. O Espírito Santo é quem opera em nós e faz milagres de reconciliação e amor. Por isso, na nossa vida o Espírito Santo deveria ser a base que sustenta as nossas diferenças a fim de que também vivêssemos a primeira regra de Deus que é o amor. Jesus veio nos dar um novo mandamento: o amor mútuo. Tudo o que fizermos por amor estaremos contribuindo para que o mundo melhore e para que a justiça de Deus chegue a terra.  - Você tem unidade com as pessoas da sua família? – Você tem orado por elas? - Por quem você precisa orar para que não entrem mais em conflitos que os (as) separam?  - Você se sente um (a) com as pessoas da sua Comunidade? – Com os coordenadores. Você comunga do mesmo pensamento?   – Para você o que significa amar?  

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO