Evangelho de hoje, 2ª feira, 10/04/23 (Mt 28, 8-15)

Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!'

Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.' Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: 'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis.Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje. 

Reflexão – A alegria é um sinal do cristão!

Apesar do medo por causa da sua limitação humana, as mulheres correram com grande alegria para dar a notícia aos seus amigos. A alegria é o sinal que o cristão dá ao mundo da sua fé e esperança na ressurreição de Jesus. No entanto, o medo, que é uma consequência da nossa limitação humana é mais intenso na medida em que nós não conseguimos nos apoiar na fé e na esperança. A alegria e o destemor são sinais de que a nossa vida está guardada com Jesus e é a nossa motivação para também anunciar ao mundo a sua presença em nós. Só podemos dar testemunho de que Jesus está vivo entre nós quando vivemos, realmente, esses três mandatos de Jesus: “Alegrai-vos, não tenhais medo; Ide anunciar”!  A alegria é o primeiro sinal de uma vida em Deus. O destemor faz parte da vida do cristão, e anunciar o Evangelho é a missão de todos (as) aqueles (as) que vivem em Cristo. O medo faz parte da nossa humanidade, porém, quando nós nos apropriamos da Palavra de Cristo e assumimos as suas promessas nós podemos atravessar o vale escuro sem nenhum temor. Tudo na vida passa e todas as dificuldades nós poderemos suportar em vista da alegria de ter uma vida interior renovada pela presença de Jesus dentro de nós. - Como você tem vivido essas três ordens de Jesus? -  De que você tem medo? –  Você tem anunciado ao mundo que JESUS RESSUSCITOU? – Você tem dado ao mundo sinal de alegria?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO