Água: Marinho lança 6ª feira na Fiec Licitação do Ramal Salgado-Apodi

O Ramal Apodi-Salgado, que tem custo de execução orçado em cerca de R$ 2 bilhões, levará água do São Francisco para diversas cidades da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Nordeste, incluindo Mossoró.

Eclusivo! O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinará na próxima sexta-feira,16, o edital de licitação para a construção do Ramal Apodi/Salgado, que integra o Projeto São Francisco de Integração de Bacias.
 
O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Ceará, com cujo presidente, Ricardo Cavalcante, o ministro conversou ontem à noite pelo telefone.

O Ramal Apodi/Salgado, que tem custo de execução orçado em cerca de R$ 2 bilhões, levará água do São Francisco para diversas cidades da Paraíba, do Rio Grande do Nordeste e do Ceará.

O Canal principal do ramal – cuja vazão será de 40 m³ por segundo – partirá na barragem Engenheiro Ávidos, na geografia paraibana. 

Aproximadamente 30 quilômetros depois, ele será dividido em dois, um – com 20 m³ de vazão – em direção ao rio Salgado, no Ceará, e outro, com vazão semelhante, no rumo do rio Apodi, no Rio Grande do Norte.
 
Serão beneficiados pela obra várias importantes cidades paraibanas, cearenses e potiguares, entre as quais Mossoró, no meio da qual passa o rio Apodi.

Para o lançamento do edital, foram convidados – e já confirmaram presença – os presidentes das federações das indústrias e da agricultura do Rio Grande do Norte e da Paraíba, há três meses assinaram uma carta ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Rogério Marinho, reivindicando a construção da obra, que foi concebida pelo secretário de Recursos Hídricos do Ceará, engenheiro Francisco Teixeira, que foi ministro da Integração Nacional.



Assuntos Relacionados