Ações da Petrobras caem 20% nas bolsas de S. Paulo e N. York

Também caem papeis do Banco do Brasil e Eletrobras. É consequência da decisão do presidente Bolsonaro de fazer mudança no comando da Petrobras e de "meter o dedo" no setorelétrico.

Como esta coluna antecipara, as ações da Petrobras estão em queda nesta segunda-feira. Tanto na bolsa brasileira B3 quanto na de Nova Iorque.

A queda é grande: 20%

Tabém estão em queda forte as ações do Banco do Brasil e da Eletrobras. 

É consequência da decisão do presidente Jair Bolsonaro que, na quinta-feira à noite, em sua “live” anunciou que faria mudanças na Petrobras. Na sexta-feira, ele não só confirmou a mudança, como indicou o nome do general Joaquim Silva e Luna para o lugar do atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

Também como consequência dessa troca de comando na Petrobras, que soa como intervenção na sua política de preços, o dólar sobe e era cotado às 11 horas a R$ 5,50.

Hoje cedo, ao conversar com seus apoiadores no portão do Palácio da Alvorada, Bolsonaro jogou gasolina no incêndio, e disse que a Petrobras só atende a “interesses próprios de alguns grupos”.

E declarou: “Sabe quanto ganha um presidente da Petrobras? Cinquenta mil por semana? É mais do que isso por semana”. 

O presidente também disse que o presidente da Perobras está “há 11 meses em casa, sem trabalhar. O chefe tem de estar na frente, bem como seus diretores”. 

Os diretores da Petrobras estão trabalhando em regime de “home office”, como medida preventiva contra a Covid-19.

Amanhã, o Conselho de Administração da Petrobras será realizada para aprovar ou não a indicação do novo presidente da empresa.

O governo que controla a empresa, tem maioria. 

 



Assuntos Relacionados