Receita Federal lança robô para atender 6 serviços de CPF

Por meio do aplicativo Telegram, contribuinte solicita alteração, regularização, segunda via, entre outros serviços relacionados ao seu CPF, após enviar documentação exigida

Fotografia de um documento de CPF
Legenda: O CPF pode ser obtido de forma no site e nas unidades físicas da Receita Federal e, agora, em cartórios
Foto: Foto: Cid Barbosa

Desde a última segunda-feira (20/7), contribuintes de Ceará, Piauí e Maranhão, com pendências no seu CPF, vão dispor de tecnologia de atendimento inteligente de um robô, conhecido como chatbot, isto é, um software de atendimento eletrônico à distância que simula conversação por meio de chat.

Para este fim, foi criado o canal “ReceitaFederalOficial” no aplicativo Telegram (em breve em mais canais), que deve estar instalado no celular ou tablet, em que o cidadão é informado e envia documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua a solicitação dos seguintes serviços:

  • Atualização/alteração de dados
  • Regularização
  • Segunda via
  • Informação do número do CPF
  • Consulta à situação cadastral
  • Consulta de ausência da declaração do imposto de renda (exercício omisso)

“O objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. Isso porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação”, avalia o analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo projeto.

A medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

Há dez dias, essa forma de atendimento passou por um período de testes apenas para contribuintes de Goiás. De agora em diante, basta que os cidadãos do Ceará, Piauí e Maranhão façam o download do aplicativo Telegram no celular, procurem o canal ReceitaFederalOficial e iniciem o atendimento sem sair de casa, que brevemente será estendido a todo o País.

Detalhe é que, segundo equipe de comunicação da Receita no Ceará, a Receita Federal recebe, nos três estados, 500 e-mails ao dia para regularizar CPF. Essa estratégia do Chatbot é para reduzir essa demanda por meio de autosserviço. "Avaliando nesse prisma, mais de uma centena no primeiro dia, parece bom, creio que os e-mails estejam sendo respondidos com indicação do novo serviço", afirmou a equipe por e-mail.

Como foi a utilização no 1º dia e hoje:

  • 136 usos
  • 13 de segunda via
  • 25 regularização
  • 98 outros serviços
  • Hoje 28 pessoas já usaram