Fortaleza 3 x 0 Pacajus: Análise coletiva, destaques individuais e um modelo que se fortalece

O Fortaleza praticamente garantiu sua classificação às semifinais do Estadual

Legenda: Ederson voltou a marcar um gol após quase um ano
Foto: Foto: Kid Junior

Foi com tranquilidade e facilidade que o Fortaleza fez o que o torcedor esperava na noite desta quarta-feira (11). Jogando na Arena Castelão, o Tricolor não deu chances ao Pacajus, venceu por 3 a 0 e chegou aos 12 pontos, assumindo a liderança do Campeonato Cearense e praticamente garantindo a classificação às semifinais.

O triunfo foi construído de forma inquestionável, com autoridade e absoluta soberania. O Fortaleza foi dono do jogo, controlou o tempo inteiro e exerceu superioridade do início ao fim, impondo seu ritmo logo desde o primeiro minuto. O número de oportunidades criadas foi alto e o placar poderia até ter sido mais elástico, caso o Leão do Pici tivesse maior efetividade nas finalizações.

Dois detalhes coletivos merecem destaque:

  1. Durante o jogo, Rogério Ceni fez variações, como a utilização de Yuri César pelos dois lados de ataque, Marlon como ponta e depois como volante e Mariano Vázquez em três funções diferentes (atacante, ponta e volante).
  2. Com a chegada de Yuri César e o retorno de Mariano Vázquez, o modelo de velocistas se fortalece. Agora, são mais opções. Além dos dois, há Osvaldo, Romarinho, David e Madson, além de Ederson e Marlon, que também cumprem a função.

Como a partida não foi televisionada e muitos torcedores do Fortaleza não puderam ir ao Castelão, trago aqui uma análise mais completa com destaques de cada jogador individualmente.

  • Felipe Alves: Foi pouco exigido, mas trabalhou todas as vezes que foi acionado. 
  • Tinga: Mais um bom jogo, com intensidade pelo lado direito e criação de boas oportunidades. Deu assistência para o gol de Ederson.
  • Paulão: Pouco acionado, mas seguro. Tem evoluído no jogo com os pés, arriscando e acertando mais passes verticais e lançamentos.
  • Bruno Melo: Discreto, mas qualificou a saída de bola pelo lado esquerdo.
  • Carlinhos: Seguro na defesa e bem no ataque. Apoiou bastante e fez bela assistência pro gol de Yuri César.
  • Felipe: Mais uma partida muito sólida e segura. Tem apresentado maior regularidade em 2020. É um dos principais jogadores do time na temporada.
  • Luiz Henrique: Discreto e tímido, ainda não estava adaptado ao modelo de jogo e pareceu sentir ainda o peso da estreia. Mas tem qualidade e merece mais oportunidades.
  • Marlon: Muita correria e entrega tática, mas teve erros técnicos. Perdeu um gol claro cara a cara com o goleiro.
  • Mariano Vázquez: Um dos melhores em campo. Muita intensidade, extremamente participativo e se apresentando pro jogo a todo momento. Briga pra ser titular no time principal.
  • David: Muita correria e boas chances criadas, mas acabou errando na tomada de decisão para definir os lances no último passe. No geral, fez um bom jogo.
  • Edson Cariús: Voltou a marcar e quase marca outro gol, de cabeça, ainda no primeiro tempo. A cada jogo vai assimilando melhor a filosofia tática e, tecnicamente, sempre leva perigo dentro da área.
  • Yuri César: Entrou muito bem no jogo. Ótima primeira impressão. Mostrou que tem estrela. Mas, mais que isso, tem bom poder de finalização, senso de posicionamento, velocidade, leitura de jogo e personalidade. O gol lhe deu confiança e ele foi pra cima dos adversários, vencendo duelos 1x1 e criando boas oportunidades aos companheiros. O cartão de visita foi positivo e o torcedor, certamente, irá querer ver mais de Yuri.
  • Ederson: Entrou bem, se movimentou, buscou as oportunidades e voltou a marcar após um longo período, e certamente terá um aumento de confiança daqui pra frente.
  • Wellington Paulista: Atuou pouco tempo, foi discreto, errou algumas finalizações e acabou não chamando tanta atenção.