Dentro do Jogo: as prováveis formações de Fortaleza e Ceará para o Clássico-Rei

Será o segundo Clássico-Rei de Rogério Ceni contra Guto Ferreira

ceniguto
Legenda: Guto Ferreira e Rogério Ceni se enfrentaram pela segunda vez. Agora, é uma vitória para cada lado
Foto: Pedro Chaves/FCF

Chegou o dia de um Clássico-Rei histórico. Pela primeira vez, Fortaleza e Ceará se enfrentarão em uma semifinal de Copa do Nordeste, em jogo único que vale vaga na grande final. Todo detalhe é importante, e os técnicos Rogério Ceni e Guto Ferreira sabem que o duelo particular de estratégias entre ambos será crucial. Então, qual a provável escalação de cada um para a partida?

O quadro Dentro do Jogo traz aqui as possibilidades e as prováveis formações de cada um:

FORTALEZA

- O modelo de jogo do Fortaleza é bem conhecido por todos e não será em um momento decisivo que Rogério Ceni deverá fazer grandes mudanças. A principal dúvida está na lateral-direita. Tinga não atuou nos últimos jogos e Gabriel Dias vem sendo o titular, mas o camisa 2 viajou, se juntou ao elenco e é opção.

- Vale lembrar que foi ele o titular no último Clássico-Rei, em que o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1. Foi neste jogo que Tinga se contundiu. Porém, até ser substituido, era um dos melhores jogadores em campo.

- Uma outra dúvida está no setor ofensivo. Yuri César começa titular ou no banco para ser alternativa de velocidade no segundo tempo? Minha aposta é que ele deverá ficar como opção. E o Fortaleza deve ir a campo com a seguinte formação:

fec
Legenda: Rogério Ceni deve utilizar formação já bem conhecida. A surpresa pode ser a entrada de Tinga na lateral-direita, mas como Gabriel Dias já vem atuando, deve ser mantido

CEARÁ
- Guto Ferreira parece ter encontrado um modelo de jogo mais eficiente, com dois velocistas pelas pontas, mas tem muitas dúvidas pro jogo de hoje. Fernando Sobral será mantido na direita, mas Rick é dúvida na esquerda, já que saiu lesionado contra o Vitória-BA. Ele será reavaliado, e se estiver bem, vai pro jogo.

- O mesmo acontecerá com Rafael Sóbis. Titular absoluto, o camisa 11 só não joga se não reunir condições. A avaliação feita horas antes da partida é que vai definir.

- Caso não possam atuar, os prováveis substitutos são Jacaré e Cléber, que entraram no decorrer da partida contra o Vitória-BA e foram bem. Para a vaga de Rick, Leandro Carvalho também é cotado, podendo fazer com que Fernando Sobral seja deslocado para o lado esquerdo.

- Os problemas de Guto passam também pela defesa e meio de campo. Luiz Otávio, suspenso, é um desfalque e tanto. Klaus é o provável substituto. Na volância, Ricardinho não vem atuando bem e pode ser sacado. Fabinho e William Oliveira, que viajaram se juntaram à delegação, são opções.

- Dentre as alternativas, podemos trazer as possibilidades:

csc1
Legenda: Com todos os atletas à disposição, Guto pode optar por ser mais conservador e realizar menos mudanças, mantendo Ricardinho no time em um momento importante

csc2
Legenda: Se não puder contar com Rick e Sóbis, Guto deve promover entradas de Jacaré e Cléber. Há também a possibilidade que Ricardinho saia do time para entrada de William Oliveira, garantindo mais imposição física no meio de campo e intensidade na marcação

csc3
Legenda: Outra possibilidade é a entrada de Leandro Carvalho no time titular. Assim, Fernando Sobral deve ir para o lado esquerdo. Fabinho também pode aparecer no lugar de Ricardinho, no meio de campo