Ceará x Bragantino é confronto dos times que mais contra-atacam no Brasileirão; veja números

As duas equipes se caracterizam por organização e solidez defensiva, com busca por velocidade nas transições para atacar de forma objetiva

braga
Legenda: No primeiro turno, o Bragantino levou a melhor e venceu o jogo
Foto: Israel Simonton/CearaSC

A partida deste domingo (17) é de grande importância para o Ceará. Às 20h30min, na Arena Castelão, o Alvinegro enfrentará o Bragantino em duelo que pode fazer o Vovô chegar aos 42 pontos e seguir na luta por uma vaga na Pré-Libertadores. O duelo de estratégias entre os técnicos Guto Ferreira e Maurício Barbieri será um atrativo a mais. Afinal, Ceará e Bragantino são os times que mais contra-atacam no Brasileirão.

O time paulista aparece na liderança do quesito, com uma média de 16 contra-ataques realizados por partida. Logo atrás vem o Ceará, com média de 14 por jogo.

Além disso, o Alvinegro é o time que mais marca gols de contra-ataque no Brasileiro. Dos 40 gols do Vozão na competição, sete saíram deste tipo de jogada. Já o Bragantino aparece logo depois, com seis gols nascidos de contragolpes.

Estilo de jogo das equipes

Os números dão dimensão do estilo de jogo das duas equipes. Times que não necessariamente jogam querendo controlar a bola o tempo inteiro, mas apostam, sim, em organização tática para defender com solidez e velocidade para agredir o adversário após a retomada da bola.

Foi assim que o Ceará marcou o segundo gol contra o Flamengo, por exemplo, na vitória por 2 a 0 conquistada no último domingo (10), no Maracanã.

Alerta ligado

É preciso, porém, que o Vovô tenha cuidado e ligue o alerta. Por jogar em casa, é natural que tome as iniciativas da partida, enquanto o Braga deverá se defender para apostar nos erros do Ceará. Foi o que o Internacional fez, por exemplo, e assim saiu do Castelão com vitória po 2 a 0.

Para vencer neste domingo, será crucial manter o nível de concentração sempre em alta para não ceder espaços ao Bragantino, que pode muito bem se aproveitar disto, como já fez no primeiro turno, em que impôs intenso ritmo de jogo e venceu por 4 a 2.

As partidas recentes em casa, os números do adversário e a característica de jogo do oponente sirvam de alerta ao Alvinegro para conquistar a 11ª vitória na competição.

RANKING DE CONTRA-ATAQUES NO BRASILEIRÃO. MÉDIA POR JOGO

1º - Bragantino - 16
2º - Ceará - 14
3º - Atlético-GO - 14
4º - Flamengo - 13
5º - Grêmio - 13
6º - Palmeiras - 13
7º - Bahia - 13
8º - Botafogo - 13
9º - Atlético-MG - 12
10º - Internacional - 12
11º - Santos - 12
12º - Athletico-PR - 12
13º - Vasco - 12
14º - Goiás - 12
15º - Fluminense - 11
16º - Corinthians - 11
17º - Fortaleza - 11
18º - Coritiba - 11
19º - Sport - 11
20º - São Paulo - 9

Fonte: Instat