Ceará vai para 4ª participação seguida na Série A e estabelece novos recordes históricos

Alvinegro tem se consolidado cada vez mais na elite do futebol brasileiro e desponta com futuro promissor no cenário nacional

Legenda: Fernando Sobral e Lima são dois dos destaques do Ceará nesta temporada
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Ao vencer o Palmeiras por 2 a 1 e atingir o objetivo dos 45 pontos, no último domingo (24), o Ceará sacramentou mais um ano na Série A do Campeonato Brasileiro. A permanência na elite do futebol nacional garante, de quebra, novos recordes históricos.

O primeiro fato inédito é que o Alvinegro vai para o 4º ano consecutivo na Primeira Divisão, estabelecendo uma marca histórica do próprio clube e também do Estado. 

Ouça o podcast 'CearáCast'

Nenhum outro clube cearense conseguiu permanecer esta quantidade de anos seguidos na Série A. O Vovô disputou 2018, 2019 e 2020, assegurando também vaga em 2021.

Participações totais

Além do relevante feito em presenças seguidas, o Ceará também amplia o número de participações totais na Série A desde 2006, ano em que a competição passou a ser disputada no atual formato de pontos corridos e com 20 times.

O Vovô vai para a 6º temporada estando entre os 20 principais times do Brasil. Além destas quatro participações (2018, 2019, 2020 e 2021), também disputou o Brasileirão em 2010 e 2011, sendo isolado o time cearense com mais participações na elite do futebol brasileiro.

O Fortaleza aparece atrás neste ranking, com três participações (2006, 2019 e 2020), tentando assegurar a permanência para 2021. Se isto ocorrer, será a 4ª vez que o Tricolor estará participando da competição.

Celebração

O técnico Guto Ferreira desempenhou um grande trabalho no Ceará em 2020
Legenda: O técnico Guto Ferreira tem entregado bons resultados no início da Série A
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A ótima campanha do clube na Primeira Divisão é motivo de muita comemoração entre os alvinegros. O técnico Guto Ferreira falou sobre a conquista das marcas.

"É a única equipe cearense que consegue ficar quatro anos seguidos numa Série A. É mais um ponto a ser colocado nessa campanha histórica desse ano, e que faltam seis rodadas ainda. Nós garantimos a manutenção com seis rodadas, e a gente até brincava, que a manutenção é um acesso dentro da Série A, que é muito mais difícil que a Série B. Agora, vamos trabalhar inicialmente por pontuação de Sul-Americana. A medida que a gente esteja até a última rodada na briga por algo maior, vamos lutar até o último momento para ter coisas maiores", disse o treinador.

Crescimento e planejamento

Robinson de Castro, presidente do Ceará desde 2015, é responsável pelo salto de gestão do clube
Legenda: Robinson de Castro é presidente do Ceará
Foto: Camila Lima/SVM

A continuidade do Ceará na elite do futebol brasileiro não acontece por acaso. É fruto do trabalho de responsabilidade econômica e boa administração na última década, que deixam o clube agora com futuro promissor no cenário nacional.

É fato que o clube sofreu em anos anteriores. Os erros de 2018 e 2019 parecem ter servido de lição e aprendizado para que 2020 pudesse ser tão positivo.

Com a definição de que estará na Série A em 2021, o Alvinegro pode também iniciar o planejamento para a próxima temporada, já pensando em calendário, formatação de elenco, contratações, renovações, dispensas de jogadores, investimentos em estrutura e etc, sobretudo pelo curto espaço de tempo entre uma temporada e outra.