Fortaleza tem sequência em casa para subir na Série A e dar tempo de trabalho a Chamusca; veja jogos

Após duelos no Rio de Janeiro, o time tricolor realiza quatro das cinco próximas rodadas na Arena Castelão. Período pode ajudar na manutenção do time com intervalo de treinos do novo comandante. Primeira missão é contra o Goiás, na quinta (26)

Legenda: Fortaleza tem partidas em casa contra Goiás e Corinthians na Série A
Foto: Camila Lima / SVM

O Fortaleza enfrentou a tormenta de partidas fora e voltou do Rio de Janeiro com quatro dos seis pontos possíveis contra Vasco e Botafogo. Com pouco tempo de trabalho, o técnico Chamusca fez mudanças pontuais na formação e tem pela frente sequência de partidas na Arena Castelão pela Série A: quatro das cinco próximas rodadas.

A maratona deve acompanhar o time até dezembro, encerrando o ano de 2020. O recorte tem início contra Goiás (26/11) e Corinthians (02/12), adversários na disputa frente a zona de rebaixamento.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

As rodadas seguintes registram viagem para enfrentar o RB Bragantino (12/12). No retorno a Capital, a reta final das rodadas é marcada por duelos diante de Ceará e Flamengo - com duelos a definir data e horário. E não há confronto fácil na elite nacional, mas o Leão pode abrir maior margem de distância do Z-4.

Próximos rodadas do Fortaleza na Série A

  • Rodada 23: (26.11) - Fortaleza x Goiás | Arena Castelão, às 20h 
  • Rodada 24: (02.12) - Fortaleza x Corinthians | Arena Castelão, às 21h30 
  • Rodada 25: (12.12) - Bragantino x Fortaleza | Nabi Abi Chedid, às 17h
  • Rodada 26: Fortaleza x Ceará | Arena Castelão, com data e horário não definidos 
  • Rodada 27: Fortaleza x Flamengo | Arena Castelão, com data e horário não definidos

No primeiro turno, em paralelo com os mesmos rivais, a equipe conseguiu duas vitórias, um empate e duas derrotas. O aproveitamento de 46,6% no escopo supera o atual na competição (42,4%) e pode servir para recuperar pontuação deixada no jejum recente sem triunfos.

Os cálculos são necessários para delimitar as aspirações tricolores no Brasileirão. E o fator casa, mesmo sem presença de público, pode ascender o desempenho. Quando atua dentro dos próprios domínios, o Leão ostenta a 9ª melhor campanha com: cinco vitórias, dois empates e três derrotas.

A situação é inversa como visitante. De uma possível briga por vaga na Copa Sul-Americana, o clube despenca para 17º com um único triunfo em 11 confrontos - e percentual final de apenas 24,2%.

Por isso, o recorte do calendário deve ser avaliado com estratégia. Além da recuperação facilitada, pela ausência de necessidade de viagens, o risco de contaminação pela Covid-19 também é atenuado sem presença em aeroportos, ônibus ou hotéis em cidades distintas. Jogar em casa então deve ser valorizado e a melhor maneira de preencher a possibilidade e subindo na tabela.

Maior repertório

Legenda: Chamusca comanda o Fortaleza na Série A
Foto: Camila Lima / SVM

Chamusca foi contratado em 12 de novembro. Chegou na cidade às vésperas de encarar o São Paulo e logo depois teve viagem para o Rio de Janeiro. São três partidas, com uma derrota, um empate e uma vitória. Em todos os casos, atuações consistentes e aplicação de ideias do novo treinador, com ajustes no padrão tático adotada pelo Fortaleza.

O detalhe é a baixa quantia de atividades da comissão técnica para resultado expressivo em campo. Ao todo, o comandante teve apenas seis treinos em 12 dias, sendo três no Centro de Excelência (Pici) e os demais em solo carioca.

Com somente ida para São Paulo no roteiro, a expectativa é conseguir tempo de trabalho qualificado no restante de 2020. A compreensão do modelo adotado é presente nos remanescentes, mas pode evoluir em aspectos como maior número de desarmes, aplicação do camisa 10 no esquema e melhor transição ofensiva.

"Eu não pretendo fazer mudanças drásticas, implementar conceito que precisa de tempo para que os jogadores consigam assimilar e não vão conseguir treinando um ou dois dias como hoje. Pretendo ter uma alternância da ideia de jogo, vamos precisar”, explica Chamusca.

Até enfrentar Goiás e Corinthians serão oito dias. Oportunidade para as devidas mudanças e criação de alternativas no time, como consolidação do esquema 4-3-3. O Fortaleza segue competitivo nas mãos do treinador.