Com Chamusca, Mariano Vázquez pode ganhar espaço em nova função no Fortaleza; entenda

O meia agrada a comissão técnica e tem atuado em duas posições pelo time

Legenda: Mariano Vázquez atua como meia ofensivo e pode realizar funções pelos lados do campo
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

O meia Mariano Vázquez ganhou mais espaço no Fortaleza após a chegada do técnico Chamusca. No elenco desde 2019, o argentino ainda busca o melhor futebol com a camisa tricolor: são 31 jogos no período, sendo 14 como titular.

Na análise do novo treinador, o atleta reúne características importantes para maior variação tática do plantel. Com qualidade no passe, é preparado para desempenhar duas funções no meio-campo: centralizado e aberto nos lados.

O objetivo é suprir carências técnicas do grupo. A principal é no papel de armação, em esquemas como 4-2-3-1 ou 4-3-3. O meia - que tem arremate de longa distância - é adequado no perfil.

A novidade será o uso de Vázquez pela direita. Como é canhoto, a ideia de Chamusca é ter um atleta com perna trocada pelas pontas do sistema ofensivo. A ideia faz parte da mecânica desejada pelo técnico, que solicitou inclusive a contratação de atletas com esse fundamento posicional.

Em atividade contra a base tricolor, o jogador foi testado na última semana. O período de 10 dias até o próximo compromisso na Série A, contra o Bragantino, sábado (12), será fundamental para aperfeiçoar o argentino no setor.

“Quando fizemos treino com a base, ele (Vázquez) treinou por dentro e vindo fazer corredor pelo lado com a perna contrária. Esse é o jogador que não temos aqui, (no elenco) ele sabe fazer e pode fazer bem. Tem a última bola para achar o atacante, tem chute de fora e bom passe. Consegue ter mecânicas dos dois lados e como meia central, são mecanismos interessantes. Eu gosto da característica, tem um comprometimento nos treinos. Só depende dele ganhar mais oportunidade”, explicou Chamusca em entrevista ao Debate Jogada.

A sinalização para chance em campo ocorreu em três dos cinco jogos da nova comissão. Em caso de adaptação, pode se tornar mais presente nas partidas do Fortaleza na Série A. O contrato com o tricolor é até junho de 2021.

Entrevista de Marcelo Chamusca