Chamusca facilitou processo de contratações no Fortaleza em clima positivo com diretoria

Técnico recebeu e aprovou lista de possíveis reforços antes mesmo de chegar em solo cearense

Legenda: Marcelo Chamusca foi aprovado pelos atletas do Fortaleza para sequência da Série A
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza

O Fortaleza oficializou duas contratações em uma semana: o meia João Paulo, ex-Ponte Preta, e o zagueiro Wanderson, ex-Bahia. A dupla estava no radar do clube e chega para preencher necessidades do elenco. A demora no anúncio de reforços não era ausência de trabalho do departamento de futebol: precisava de aval da comissão técnica e todo o processo foi agilizado por Marcelo Chamusca.

Internamente, o Centro de Inteligência (CIFEC) e a cúpula tricolor tinham listas de nomes no mercado - respeitando as condições financeiras do clube. Havia falta de entendimento sobre as opções, em crivo técnico resolvido por Chamusca. Como o prazo de inscrição de atletas na Série A é encerrado na sexta-feira (20), o novo treinador avaliou as alternativas e sinalizou de modo positivo antes de desembarcar na Capital.

João Paulo, por exemplo, é um dos atletas de admiração de Chamusca. Com a experiência na Série B, o treinador teve mais chance de analisar o atleta, que tinha contado do Fortaleza faz tempo, mas o caminhar da contratação dependia do então treinador. No caso de Wanderson, as partes entendem que é uma boa alternativa pela situação de conclusão do período de janela de transferência.

Legenda: Chamusca estreou no Fortaleza contra o São Paulo no último sábado (14)
Foto: Karim Georges / Fortaleza

Assim, Chamusca trouxe um clima positivo junto da diretoria do Fortaleza. Ao aceitar as ofertas disponíveis, demonstra também confiar na gestão e análise de mercado. Após avançar das conversas, utilizou a entrevista de apresentação para falar sobre as posições carentes (zagueiro, volante e atacante) e revelar que havia acordo encaminhado.

O elo é necessário para o avançar da temporada: acelera os processos e permite melhor planejamento do departamento de futebol. Entenda: não significa que o nível dos reforços mudou, mas que o crivo técnico exigido é diferente. Em 2019, quando nova mudança de comando ocorreu, a diretoria conseguiu encaminhar dois nomes das listas de mercado que também tinham maior dificuldade com a comissão técnica: Paulão e Jackson. Os zagueiros seguem no elenco e são bem avaliados pelo desempenho.

O contrato de Chamusca é até fim de 2021. É fato: o foco total deve ser a 1ª divisão e briga pela permanência, mas em caso de sequência, há expectativa de um Fortaleza mais ativo e ágil no mercado com entendimento entre a diretoria e o novo treinador.