Análise: Ferroviário desperdiça lances e deixa vitória escapar em Manaus

Tubarão da Barra produziu muito no início da partida, neste sábado (7), na Arena da Amazônia, mas acompanhou os donos da casa deixarem tudo igual em falha da defesa

Legenda: O Ferroviário foi superior nos 30 primeiros minutos da partida contra o Manaus
Foto: Lenilson Santos / Ferroviário

O roteiro foi o mesmo das últimas rodadas: oscilação em campo, chances criadas e falta de vitória. Dessa vez, o Ferroviário até abriu o placar frente ao Manaus, ontem, na Arena da Amazônia, mas não conseguiu sustentá-lo e ficou no 1 a1 pela 15ª rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro.

O sentimento de frustração prevalece no time coral pela oportunidade desperdiçada de entrar no G-4. Nas cinco partidas anteriores, a equipe perdeu três e empatou uma, somando 18 pontos e a 5ª posição - com chance de ser ultrapassada por Treze-PB, Jacuipense-BA e Paysandu.

Tudo traz carga para um plantel que busca uma nova identidade na competição. Fora de casa, os comandados de Marcelo Vilar apresentaram variações de esquema (4-4-2 e 4-5-1) em nuances até positivas, mas ainda necessitando de ajustes táticos.

Os primeiros 30 minutos do confronto, por exemplo, foram de um Tubarão da Barra muito dominante. Mesmo com menos posse de bola, tinha organização suficiente para agredir e pressionar a saída adversária. Willian Lira, o mais avançado, também contribuía para a marcação e esse posicionamento o ajudou no gol aos 10: aproveitou linha de impedimento falha, driblou o goleiro e marcou livre.

O cenário mostrou uma equipe com superioridade numérica nos pontos chaves do campo e vantagem no jogo aéreo, principalmente com o zagueiro Vitão. O coletivo envolveu o Manaus, no entanto, faltou competência para ampliar o resultado e administrar.

Sem merecer melhor sorte, os donos da casa deixaram tudo igual aos 35. Pela esquerda, o lateral Tsunami dividiu duas vezes com dois marcadores e levou vantagem na raça. O cruzamento, alto, contou com finalização plástica de Hamilton na Arena da Amazônia.

Perda de ritmo

Legenda: O Ferroviário caiu de produção no segundo tempo pelo desgaste físico do elenco
Foto: Lenilson Santos / Ferroviário

A sequência da partida entra no escopo da dificuldade da temporada. A falta de ritmo pesou, assim como ausências de peças para afunilar pelos lados e conseguir o contra-ataque. O time pouco chegou no último terço durante o segundo tempo e as mexidas não recuperaram fôlego suficiente.

A gestão do grupo muda, uma vez que a intensidade é diferente da postura no 4-3-3 construído no 1º turno. A velocidade deve ser explorada quando a equipe tem um rival com mais volume, e o Tubarão apresentou limitações na transição ofensiva.

O goleiro Nícolas encerrou o confronto como protagonista coral pelas seguidas defesas no segundo tempo - com Daniel Costa, ex-CSA, e Janeudo, ex-Ferroviário, o Manaus cresceu em perigo na reta final.

Fica a avaliação positiva dos estreantes, o atacante Vitor Xavier e o meia Esquerdinha. Com períodos diferentes em campo, foram bem utilizados e podem agregar para as últimas rodadas da Série C. O time segue próximo do G-4, mas deve reagir o quanto antes para sonhar com acesso.

Ficha técnica

Manaus 1x1 Ferroviário

Competição: Série C do Brasileiro - 14ª rodada
Local: Arena da Amazônia, em Manaus
Data: 7 de novembro
Horário: 17h
Cartões amarelos: Matheusinho, Paulinho Simionato, Thiago Spice, Rodrigo Fumaça e Gabriel Davis (M); David, Lucas Hulk e Adriano Paulista (F).
Cartão vermelho: Luis Fernando (M).
Gols: Willian Lira, aos 10, e Hamilton, aos 35, ambos do 1º tempo

Manaus: Jonathan, Edvan (Cesinha), Luis Fernando, Patrick, Tsunami, Marcio Passos (Gilson Alves), Gabriel Davis (Janeudo), Daniel Costa, Matheuzinho, (Jandy), Rossini. (Rodrigo Fumaça), Hamilton. Técnico: Luizinho Lopes.

Ferroviário: Nícolas, Vitão, Jean, Willian Machado, Madson, Lucas Hulk (Jorginho), Diego Lorenzi (David), André Mensalão (Vitor Xavier), Adriano Paulista (Caíque), Esquerdinha
(Luiz Henrique), Willian Lira. Técnico: Marcelo Vilar.