Volta ao batente

A Assembleia Legislativa retoma amanhã as atividades de plenário - isso também vale para todas das casas parlamentares, desde câmaras municipais ao Senado, passando pela Câmara dos Deputados. Na cena local, há um elemento que merece atenção especial. É a Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Estado, instalada na Assembleia em maio último. O grupo é presidido pelo deputado Salmito Filho (PDT) e inclui Leonardo Pinheiro (PP), na vice-presidência; Guilherme Landim (PDT); Romeu Aldigueri (PDT); Fernando Santana (PT); Sérgio Aguiar (PDT); Audic Mota (PSB); e Carlos Felipe (PCdoB). Tem inquestionável pluralidade particária, portanto.

Já aí
Em agosto começa uma etapa nova de trabalhos na Comissão de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento. A proposta é fazer diagnósticos por meio de audiências públicas e da sistematização de informações.

O cronograma 
O relatório de conclusões dos trabalhos da Comissão e do marco regulatório regional deverão ser iniciados em fevereiro. E divulgados em abril, assim como encaminhados ao Governo do Estado. 

O que vem
Os trabalhos do colegiado estão sendo tratados como estratégicos pela Assembleia. Não apenas pelo foco na gestão estadual, mas considerando também que 2020 é ano de eleições municipais.

Número
A numerologia da Prefeitura de Fortaleza indica que o Projeto Mulher Empreendedora, do Programa Fortaleza Competitiva, que visa a estimular o empreendedorismo feminino, planeja investir até R$ 1,8 milhão em empreendimentos geridos por mulheres de Fortaleza. O nome disso é inclusão.

Livro de frases
Do prefeito Roberto Cláudio (PDT), sobre os bens públicos e a responsabilidade dos cidadãos: “Tão importante quanto o ato de preservar é a população se apropriar do seu patrimônio”.

Ponta a ponta
O vereador tucano Plácido Filho pôs para caminhar na Câmara Municipal projeto propondo passe-livre nos transportes públicos de Fortaleza a “pessoas portadoras de autismo e síndrome de Down”. Além da designação ser preconceituosa e, por isso, inadequada, a matéria é clonada.

PÍLULAS

Contatos de Comunicado: comunicado@diariodonordeste.com.br e roberto.maciel@diariodonordeste.com.br (e-mails); (85) 99638 5129 (Whats App - só mensagens de texto); (85) 3266 9784 (telefone).

A Prefeitura de Aracati vai contratar intérpretes com especialização em Libras - a Linguagem Brasileira de Sinais, usada na comunicação de surdos-mudos. O trabalho compreenderá 45 escolas distribuídas em cinco polos.