Ceará ganha novo mapa geológico; entenda

Trabalho atualiza os dados oriundos de dezenas de projetos de pesquisas acadêmicas

O Ceará ganhou um novo mapa geológico. O trabalho foi realizado por especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e, na prática, atualiza os dados oriundos de dezenas de projetos de cartografia geológica desenvolvidos através de pesquisas acadêmicas de universidades brasileiras que abrangem os mais de 148 mil km² do território do estado. 

A iniciativa foi batizada de Projeto Mapa Geológico do Ceará e leva o crédito da equipe da Residência de Fortaleza do SGB-CPRM. O conteúdo inclui o mapa geológico e o mapa de recursos minerais escritos na escala 1:500.000. 

Alguém pode perguntar: e para que seve um mapa geológico? A resposta é simples.

A base de dados pode ser utilizada por vários segmentos, como por exemplo, o setor mineral.

“Os mapas apresentam informações importantes sobre as ocorrências minerais e associações de rochas que aos olhos dos geólogos e prospectores indicam as áreas mais potenciais para determinadas mineralizações”, diz o pesquisador do SGB-CPRM Tercyo Rinaldo Gonçalves Pinéo.

Os mapas geológicos também podem ser usados pelos gestores públicos que são responsáveis pela construção de grandes obras públicas ou obras de engenharia de médio porte. Qualquer cidadão tem acesso as informações que estão disponíveis para download no GeoSGB e RIGEO.