Casa de José de Alencar fecha por 15 dias devido ao aumento dos casos de Covid-19

Legenda: Casa de José de Alencar é um das atrações culturais mais tradicionais de Fortaleza
Foto: Casa de José de Alencar

A Casa de José de Alencar fechou, nesta segunda-feira, e deve permanecer assim pelo menos nos próximos 15 dias, citando como motivo "o aumento de casos de Covid-19" no Estado. Um das tradicionais atrações turísticas e históricas de Fortaleza, o local em Messejana, onde nasceu (em 1º de maio de 1829) o escritor autor de obras célebres, como “Iracema”, "Senhora" e "Lucíola", só deve reabrir quando a situação epidemiológica da Capital se estabilizar. 

"Lembramos que o prazo poderá ser estendido pela Universidade Federal do Ceará e, também, por decretos estaduais ou municipais", ressaltou o comunicado do fechamento da Casa de José de Alencar, publicado em suas redes sociais.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pelo equipamento cultural desde 1966, se manifestou nos seguintes termos:

"Considerando o preocupante aumento do número de casos de Covid-19 em Fortaleza, em consonância com determinação da Secretaria de Cultura Artística da UFC, unidade à qual estamos vinculados, informamos que visitas às pinacotecas e ao museu da Casa de José de Alencar, bem como à área verde, encontram-se suspensas pelos próximos 15 (quinze) dias, entre 08 e 19 de fevereiro de 2021. Durante o referido período, no entanto, seguem mantidas as atividades administrativas e nossos canais de comunicação para esclarecimentos", cita a UFC.

O equipamento cultural teve inauguração oficial em 1966, com a presença do então presidente da República, o marechal cearense Humberto de Alencar Castelo Branco (1897-1967), o primeiro do período da ditadura militar (1964-1985), e é composto por um museu, duas bibliotecas, duas pinacotecas, auditório, salas de aula, prédio histórico e pelas ruínas do antigo engenho da família Alencar.

Segundo descrição do Mapa Cultural do Ceará, a Casa de José de Alencar é "uma pequena casa de três cômodos, construída no século XVIII. A casa foi construída em pedra e cal, com madeiramento primitivo de carnaúba. Possui telhado simples. A construção fazia parte de um conjunto formado de casa-grande e casa de engenho. Em restaurações realizadas, foi feita a troca de parte do madeiramento original por pau d'arco e massaranduba. Próximo à entrada há placa alusiva ao escritor".

A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do romancista. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor de “O Guarani” e "O Tronco do Ipê". 

José de Alencar morreu no dia 12 de dezembro de 1877, com 48 anos, no Rio de Janeiro, vítima de tuberculose. Ele é considerado um dos maiores expoentes da escola literária do romantismo no Brasil. Era neto da revolucionária Bárbara de Alencar (1760-1832), nascida em Exu (Pernambuco) e considerada a primeira presa política do Brasil e heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador (1760-1832).

Veja também